Food for thought: os consumidores mudaram e NÃO vão voltar ao antigo “normal” em termos do que / onde / como compram. Mas será que nós, marketers, estamos prontos para nos reinventar no novo normal?
… Quando vejo TV, percorro as redes sociais, e olho para as minhas próprias experiências de compra: não estou convencida de que todos entenderam que os consumidores mudaram e NÃO vão voltar ao “velho normal” em termos do que / onde / como compram. E eu pergunto: porquê usar anúncios que mostram uma realidade que não será mais? Porquê comunicar como se fosse um parêntese que logo se fechará? Isso é útil? Relevante? Não seria melhor canalizar o investimento para outro lado… ou não fazer nada?
Li um estudo da Accenture sobre como a Covid-19 mudou o consumidor. Descobri que era uma espécie de híbrido entre o que eles chamam de “Tentative.Returners” e “Me.Reinvented”. De qualquer forma … a grande conclusão do estudo era, novamente, que confrontados com a experiência de mudança de vida que é a pandemia de COVID-19, os consumidores mudaram para uma nova dimensão, comumente chamada de #thenewnormal. É para aí que precisamos de olhar, para esta nova dimensão, para a nossa segmentação de mercado, as nossas personas. E é aí que nós, profissionais de marketing, devemos agir.
Não podemos continuar a comunicar, por motivos de orçamento ou qualquer outra coisa, como se um dia tudo voltasse ao “normal”. Não existe um velho normal, apenas um novo. E isso não é mau, apenas diferente: a vida reinventou-se e nós, profissionais de marketing, apenas precisamos seguir em frente. Não acha?
Sophie Schmidt Miranda – Senior Manager & Marketer – Happy Choreographer at MarketShow since 2003.