Criada no ano de 2019, pelos empreendedores indianos Aprameya Radhakrishna (atual CEO da empresa) e Mayank Bidawatka, esta plataforma prometia ser semelhante ao Reddit. A rede social Koo é um gênero de uma plataforma microblogging com uma estrutura de social bookmarks, que organiza recursos no espaço virtual, de uma forma fácil, rápida e colaborativa. Em 2020, foi lançada no formato de aplicação.
O crescimento do koo
No ano de 2021, a rede social Koo tornou-se uma alternativa ao Twitter, uma vez que o governo da índia exigiu ao twitter que banisse várias contas de ativistas, jornalistas e políticos acusados de espalhar desinformação. A plataforma ganhou ainda mais popularidade, com a entrada de vários políticos indianos que decidiram abrir contas no Koo.
Após a compra do Twitter, por parte de Ellon Musk, e na sequência de todas as polêmicas que surgiram à volta de uma série de decisões, consideradas drásticas na perspectiva dos utilizadores da rede social em questão, muitos foram os que começaram a aderir ao koo.
Atualmente, conta com mais de 1 milhão de novas contas e é considerada a 2ª maior rede de microblog no mundo.
“Koo” se faz por aqui?
A aplicação, também com um logo em forma de pássaro e com o seu nome “koo” que remete ao som de um pássaro, oferece um grafismo simples e permite fazer posts com texto, imagens, vídeos, hiper ligações, sondagens, áudios e ainda gifs (imagens animadas).
As publicações podem ser feitas até os 400 caracteres e são organizadas de forma cronológica, para que os utilizadores saibam o que está realmente a acontecer! É possível explorar sobre trends, menções e ainda recorrer ao chat privado.
Os idiomas disponíveis são o hindi e o inglês e algumas outras línguas, sendo que o português não está (ainda) inserido nesta rede social indiana. Um recurso interessante, em especial para empresas, visto existir a possibilidade de criar publicações em vários idiomas ao mesmo tempo. Assim, é possível que empresas e ONGs possam comunicar-se rapidamente com os diversos utilizadores de todo o mundo sem a necessidade de criar contas oficiais para cada idioma.
Koo Vadis (Para onde vais)?
Mas será esta, apenas mais uma rede social que, em breve, cairá no esquecimento dos utilizadores?
A verdade é que novas redes são criadas e gerem buzz apenas momentâneo, com frequência. Mas poucas conseguem gerar uma experiência capaz de fidelizar os utilizadores e as marcas. E para sobreviver, as redes precisam disso, de público e de sustentabilidade a longo prazo.
Para quem usa as redes para trabalhar #marca e #reputação, não é necessário apressar-se e aderir a todos as redes sociais que são virais e estão “na moda”, só por estar. É preciso esperar, observar e não gastar o posicionamento da sua presença digital de forma equivocada.
O ideal antes da adesão a uma nova rede social, será de verificar o enquadramento da mesma na sua estratégia de social media. Mas entretanto, nada o impede de ir seguindo o que de novo se faz pelo universo digital: muito pelo contrário!
#Koo #Trends #Insights #socialmedia #marketing #consumers #marketshow



