É engraçado como a história se repete. #throwback2003. Nessa altura, batíamos à porta das marcas para lhes apresentar uma oportunidade de product placement numa nova série portuguesa. Tratava-se de uma série em acesso a prime time, direcionada para os jovens. Propunha-se falar com os mesmos na primeira pessoa. Interessante? Sim… E de facto, o “sim, mas” era a resposta mais recorrente,… Quando havia resposta. Até que a #Nivea ousou. A série chamava-se “Morangos com Açúcar” e mais não direi.

Passadas quase duas décadas, falamos digital e das novas oportunidades de marketing para 2021. Assim, cá estamos de novo a apresentar oportunidades de patrocínios de podcasts, concertos virtuais, equipas de gamers… A falar em Fortnite, LOL, Discord, Twitch… E novamente a mesma hesitação, o mesmo “Sim, mas” de quem receia desbravar terreno pouco conhecido ou com ROI incerto. No entanto, estes são todos novos espaços de comunicação e interação relevantes para uma nova geração. Que d’outra forma pouco ou nenhum contacto terá com as marcas que se mantêm nas redes sociais mais comuns (e mais saturadas) e que continuam a apostar em espaço publicitários e promocionais over-crowded. Os “Morangos com Açúcar” dos anos 2020 estão aí, ao alcance de todos. Não fique a espera que outros se atrevam. Ouse!

Podcasts #madeinportugal

Ouse, ouvir e patrocinar os podcasts portugueses. Para informar, fofocar, divertir e entreter, há os para todos os gostos. São ousado e sem tabus? Sim, é suposto! Abrace-os como são. E justamente entre 2 e 8 de Novembro, está de volta ao vivo e on-line, o Podes, o festival que premeia os melhores podcasts #madeinportugal. A não perder portanto.

Concertos em casa

Com a pandemia, muitos artistas tiveram e quiseram reinventar-se através do digital. Em Março, nascia o movimento solidário Festival Eu Fico Em Casa que juntou 78 artistas portugueses. Desde então as iniciativas multiplicaram-se graças as múltiplas plataformas de streaming disponíveis. O facto é que o digital veio para ficar. E que os próximos lançamentos de discos e tours dos mais variados artistas, todos o incluem: concertos disponíveis em live streaming para o mundo, filmes concerto no vídeo on demand, lançamento de novas músicas em formato de digital happenings,… 2021 será profícuo em novidades. E agora que o storytelling saiu dos discos para as plataformas digitais, novas portas abrem-se para as marcas que as quiserem abrir.

Last but not least: o gaming

PUBG (50 mio jogadores), Fortnight (39 mio), League of legends (27 mio), Among Us, Steam, Discord, Twitch,… Estas são as palavras que dominam o dicionário de toda uma geração e que com o confinamento ganharam ainda mais importância. Ouvem musica no Spotify, (só) veem conteúdos na Netflix, (ainda) publicam stories no Instagram, mas conversam no Discord e trocam ideias no Twitch. Depois do jantar, jogam ao Among Us no telemóvel, como aperitivo para as longas partidas multiplayers entre amigos, a jogar Fortnight ou LOL no computador. Já que as cartas, o monopólio ou o Risk de outras gerações nem sempre são uma alternativa com o distanciamento social. E a verdade é que estão juntos e que interagem como quaisquer outros jovens antes deles. Contudo, fazem-no em novos espaços de comunicação e interação, longe do olhar e da influência da maior parte das marcas. Mas as oportunidades de marcar presença, criar e partilhar conteúdo relevante, gerar share-of.mind e share-of-hearth existem neste universo tal como no universo fisico. Esta é uma nova dimensão, claramente em movimento e em expansão, mas é longe de ser um buraco negro: muito pelo contrário!

Casamos marcas e oportunidades. Descubra o que podemos fazer por si: marketshow@marketshow.pt

Sophie Schmidt Miranda – Senior Manager & Marketer – Happy Choreographer at MarketShow since 2003

#changeyourmindset #thinkoutsidethebox #digital #productplacement #softsponsoring #novosespaçoscomunicaçao #virtualevents #digitalstorytelling #podcasts #podespt #gaming #fortnite #lol #amongus #discord #twitch #happypeople #happytalents #happybrands #wemakeithappy #marketshow

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 3

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?