É engraçado como a história se repete. #throwback2003. Nessa altura, batíamos à porta das marcas para lhes apresentar uma oportunidade de product placement numa nova série portuguesa. Tratava-se de uma série em acesso a prime time, direcionada para os jovens. Propunha-se falar com os mesmos na primeira pessoa. Interessante? Sim… E de facto, o “sim, mas” era a resposta mais recorrente,… Quando havia resposta. Até que a #Nivea ousou. A série chamava-se “Morangos com Açúcar” e mais não direi.
Passadas quase duas décadas, falamos digital e das novas oportunidades de marketing para 2021. Assim, cá estamos de novo a apresentar oportunidades de patrocínios de podcasts, concertos virtuais, equipas de gamers… A falar em Fortnite, LOL, Discord, Twitch… E novamente a mesma hesitação, o mesmo “Sim, mas” de quem receia desbravar terreno pouco conhecido ou com ROI incerto. No entanto, estes são todos novos espaços de comunicação e interação relevantes para uma nova geração. Que d’outra forma pouco ou nenhum contacto terá com as marcas que se mantêm nas redes sociais mais comuns (e mais saturadas) e que continuam a apostar em espaço publicitários e promocionais over-crowded. Os “Morangos com Açúcar” dos anos 2020 estão aí, ao alcance de todos. Não fique a espera que outros se atrevam. Ouse!
Podcasts #madeinportugal
Ouse, ouvir e patrocinar os podcasts portugueses. Para informar, fofocar, divertir e entreter, há os para todos os gostos. São ousado e sem tabus? Sim, é suposto! Abrace-os como são. E justamente entre 2 e 8 de Novembro, está de volta ao vivo e on-line, o Podes, o festival que premeia os melhores podcasts #madeinportugal. A não perder portanto.
Concertos em casa
Com a pandemia, muitos artistas tiveram e quiseram reinventar-se através do digital. Em Março, nascia o movimento solidário Festival Eu Fico Em Casa que juntou 78 artistas portugueses. Desde então as iniciativas multiplicaram-se graças as múltiplas plataformas de streaming disponíveis. O facto é que o digital veio para ficar. E que os próximos lançamentos de discos e tours dos mais variados artistas, todos o incluem: concertos disponíveis em live streaming para o mundo, filmes concerto no vídeo on demand, lançamento de novas músicas em formato de digital happenings,… 2021 será profícuo em novidades. E agora que o storytelling saiu dos discos para as plataformas digitais, novas portas abrem-se para as marcas que as quiserem abrir.
Last but not least: o gaming
PUBG (50 mio jogadores), Fortnight (39 mio), League of legends (27 mio), Among Us, Steam, Discord, Twitch,… Estas são as palavras que dominam o dicionário de toda uma geração e que com o confinamento ganharam ainda mais importância. Ouvem musica no Spotify, (só) veem conteúdos na Netflix, (ainda) publicam stories no Instagram, mas conversam no Discord e trocam ideias no Twitch. Depois do jantar, jogam ao Among Us no telemóvel, como aperitivo para as longas partidas multiplayers entre amigos, a jogar Fortnight ou LOL no computador. Já que as cartas, o monopólio ou o Risk de outras gerações nem sempre são uma alternativa com o distanciamento social. E a verdade é que estão juntos e que interagem como quaisquer outros jovens antes deles. Contudo, fazem-no em novos espaços de comunicação e interação, longe do olhar e da influência da maior parte das marcas. Mas as oportunidades de marcar presença, criar e partilhar conteúdo relevante, gerar share-of.mind e share-of-hearth existem neste universo tal como no universo fisico. Esta é uma nova dimensão, claramente em movimento e em expansão, mas é longe de ser um buraco negro: muito pelo contrário!
Casamos marcas e oportunidades. Descubra o que podemos fazer por si: marketshow@marketshow.pt
Sophie Schmidt Miranda – Senior Manager & Marketer – Happy Choreographer at MarketShow since 2003
#changeyourmindset #thinkoutsidethebox #digital #productplacement #softsponsoring #novosespaçoscomunicaçao #virtualevents #digitalstorytelling #podcasts #podespt #gaming #fortnite #lol #amongus #discord #twitch #happypeople #happytalents #happybrands #wemakeithappy #marketshow