A BeReal é uma rede social de origem Francesa, criada em 2020. Mas foi em 2022 que começou verdadeiramente a crescer, acumulando até ao momento cerca de sete milhões de instalações. O seu propósito? Incentivar as pessoas a serem autênticas, genuínas e espontâneas, contrastando claramente com a “realidade” de outras redes sociais. Um conceito que está a conquistar cada vez mais adeptos, nomeadamente entre as gerações mais novas. Nos Estados Unidos, é já a aplicação gratuita número um a ser instalada na Apple Store e no Google Play. Em Portugal encontra-se em oitavo lugar, na categoria de redes sociais, na Apple Store.
Fácil, intuitiva e real
A aplicação BeReal é conhecida, por contrariamente a outras redes, incentivar partilhas reais. Como funciona? De forma muito fácil e intuitiva. Os utilizadores recebem uma notificação no telemóvel que indica que a pessoa tem dois minutos para publicar uma fotografia de perfil com câmara frontal e uma fotografia daquilo que está a fazer com a câmara traseira. A finalidade é as pessoas serem reais e demonstrarem pelo menos uma vez por dia a sua vida, de forma nua e crua, sem filtros.
No seguimento da publicação, é possível optar por partilhar as fotografias apenas entre amigos ou com todos os utilizadores da aplicação, sendo uma opção de cada utilizador decidir quem pode ver as suas fotografias e ações do momento.
Conceito da aplicação
A essência da nova plataforma BeReal é contrária à do Instagram, por exemplo. Na maioria das redes sociais, hoje em dia, as fotografias podem ser trabalhadas com filtros e opções (on e off line) que alimentam uma visão idílica das pessoas e das suas vidas. Este culto da perfeição, leva muitas vezes os utilizadores a estabelecerem uma relação tóxica com as redes sociais, com impactos por vezes devastadores na sua saúde mental. Um problema ainda mais exacerbado pela corrida aos followers e aos likes e pela publicidade e os conceitos de muitas vezes associados aos próprios conteúdos.
A BeReal surge para responder a um certo cansaço, sobretudo entre os jovens, de seremos avaliados por números que nada dizem sobre nós. E a sua proposta não é mais do que um espaço de partilha onde predomina a autenticidade e onde não há tempo para embelezar ou deturpar. What you got is what you see: uma visão real do quotidiano tal como ele é, sem filtros, sem glitter, mas não menos interessante e partilhável.
O posicionamento da plataforma é claro sobre ser uma aplicação “anti-instagram”, segundo os fundadores “BeReal é vida, vida real, e esta vida não tem filtros”. A aplicação francesa tem cativado cada vez mais os jovens da geração Z e crescido para além das expectativas iniciais dos seus criadores. Uma rede social que tem sido objetiva nas suas crenças e que prefere autenticidade em detrimento de curadoria. Com a promessa de continuar a dar no futuro, a oportunidade a cada um de nós de mostrar quem realmente é, seja ele influenciador ou mero utilizador.
Fica na dúvida, se os jovens estão preparados para continuar a deixar de publicar apenas aquilo que acham que os outros vão gostar. E mudar-se para uma rede social onde a autenticidade é o mote e onde não há espaço para famosos, influenciadores e afins.
#trends2022 #socialmedia #marketing #digitalmarketing #marketshow