A aproximarmo-nos de 2022 a passos largos, é agora tempo para as marcas de começar a planear o seu próximo ano em termos de estratégias de marketing, campanhas e budgets. Descubra quais as tendências em destaque para o próximo ano e as que lhe podem trazer maior retorno.

Orçamentos e objetivos | A união de dois pilares fundamentais

Num ano em que a maioria das marcas viram os seus orçamentos reduzidos, há que planear o próximo de forma a otimizar cada investimento e reduzir recursos desperdiçados. 2022 será o ano para desconstruir crenças e práticas que há muito mantêm as marcas nas suas zonas de conforto. O foco é planear para gerar o impacto certo.

Mais do que nunca, este é um grande desafio para marketers que procuram corresponder ao novo normal a que todos nos estamos a habituar, como a digitalização das cadeias de valor e o movimento híbrido. 2022 será um ano diferente para as marcas. Um ano onde se vai continuar a inovar de um ponto de vista tecnológico. Um ano durante o qual seja prioritário a criação de experiências e humanização das interações com o público-alvo. E um ano em mais do que nunca se vai valorizar a consciência social e ambiental.

Mas como conseguir alinhar o budget aos objetivos de marca? Tenha em conta algumas considerações:

1. Se o objetivo do próximo ano é o aumento de receitas, aposte não só na equipa de vendas como também em estratégias de marketing digital. Melhora a perceção da marca junto do público e melhora o seu posicionamento no mercado. Mas nunca se esqueça que 2022 é o resultado de uma nova abordagem das marcas no pós-pandemia. Comunicar valores de marca é muito importante antes de avançar para a venda direta ou comunicação comercial, para converter uma audiência em clientes.

2. Ao longo de vários anos, o budget para ativações presenciais foi reservado quase como formato obrigatório. Para 2022, esta escala corre o risco de ser invertida e dar lugar à prioridade aos formatos digitais, virtuais e híbridos. Mas como em tudo, no equilíbrio está a razão: não deixe de considerar canais de marketing e comunicação alternativos, que promovam um contacto direto com cada público. Não hesite em sair dos caminhos óbvios. Reflita sobre o que quer que a sua marca represente para cada publico (segmentar, segmentar, segmentar) e molde estratégias e campanhas em conformidade. Também há oceanos azuis, na ativação de marketing.

3. Reserve uma fatia do budget para sensibilizar e informar o público. Para partilhar os valores que movem a sua marca e empresa. Os consumidores esperam cada vez mais transparência e soluções das marcas para os seus problemas. Mas atenção ao green washing, à banalização das preocupações ecológicas e sociais, a uma sobre utilização de códigos sustentáveis cuja simbologia e o significado se vai perdendo: 2022 exige atuações com significado, credíveis e que criem novos paradigmas ao longo de toda a cadeia de valor.

“Assegurar que os objetivos de cada marca estão alinhados com os budgets definidos é a prioridade antes do planeamento detalhado da estratégia para 2022.”

Above & Beyond | Para onde caminha a linha

Os orçamentos para a comunicação tradicional têm vindo globalmente a diminuir em prol dos meios digitais. A tendência mantém-se nesse sentido. Mas mostramos-lhe alguns fatores que apontam para esse crescimento:

– É esperado que o formato de vídeo continue de crescer de forma positiva no orçamento das marcas, tal como aconteceu em 2021. Cerca de 76% das marcas/agências antecipam assim aumentar o seu budget para vídeo online no próximo ano.

– Influencer marketing. É outro dos formatos que faz parte das tendências. Só nos Estados Unidos é expectável que o budget em influenciadores digitais cresça cerca de um terço ainda este ano.

– Os anúncios em meios de comunicação social representam outra tendência forte no budget das marcas. Em destaque para 2022 estão os anúncios em plataformas de streaming, TV ou em redes sociais.

“Já como resultado do ano passado com o início da pandemia, os orçamentos para a comunicação tradicional foram inferiores aos orçamentos em meios digitais.”

Marketing Budgets 2022 | As tendências a não perder de vista

Nesta altura em que os budgets para 2022 estão a ser definidos e as estratégias de atuação para o próximo ano estão a ser desenhadas pelas marcas, é crucial compreender quais podem ser as maiores apostas em termos de marketing. Onde, como e quando seguir as tendências que vão elevar o reconhecimento das marcas em 2022 ? Deixamos aqui algumas pistas:

1- Marketing conversacional: A conversa entre marca e público nunca foi tão importante para criar fortes relações. Neste tipo de marketing. os consumidores interagem com as marcas, seja diretamente ou por uma experiência humanizada, através de chatbots ou assistentes virtuais. Segundo a IBM, 70% dos consumidores esperam respostas instantâneas às suas dúvidas e feedbacks. A tendência do marketing conversacional é de crescimento e sem dúvida que funciona como um processo de vendas mais ágil, com a inteligência artificial a avaliar comportamentos e a contribuir para direcionar automaticamente consumidores para a próxima etapa do funil de vendas.

2- Conteúdo altamente personalizado: A estratégia da hiper-personalização continua em destaque para 2022. O conteúdo das marcas tem de ser adaptado e personalizado a cada consumidor individual, tendo em conta preferências, comportamentos dentro das redes sociais, o que mais lhe interessa ou os conteúdos que descarta. Exemplo de uma boa experiência de conteúdos personalizados é o caso da Amazon ou do Facebook. Estas plataformas, logo após o início de sessão do utilizador, apresentam conteúdos que vão ser do seu interesse tendo em conta o histórico de navegação e compras. Ou a Netflix, que recomenda filmes e séries com base no gosto pessoal do utilizador, por aquilo que tem por hábito assistir. Personalizar conteúdos ajuda a marca a destacar-se junto da audiência, por apresentar tudo o que seja relevante a determinado grupo-alvo.

3- Marketing de experiência: É a tendência que se centra na experiência do consumidor com base na marca e não exclusivamente no produto. Integrar o consumidor na ação é indiscutivelmente uma tendência que continua a crescer no próximo ano. O marketing experiencial pode variar de marca para marca, ou entre indústrias, mas faz parte do todo: eventos, concursos, palestras… Este tipo de marketing gera maior engagement e faz com que o consumidor viva de perto os valores e personalidade da marca. Aposte na criação de experiências e memórias para estimular o sentido emocional e impulsionar conversões.

4- Influencer marketing: Não é novidade entre os marketers, mas é o impulso das marcas que continua a dar frutos. Utilizar influenciadores na estratégia de comunicação e marketing traz um valor significativo junto do público. O fator envolvimento é bastante explorado neste formato porque o utilizador e seguidor da personalidade em causa vai interagir e reagir às campanhas/produtos divulgados pela mesma. 83% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidades tradicionais.

5- Transformação digital e as novas redes sociais: A digitalização vai continuar a fazer parte da história das marcas em 2022. Seja em redes sociais ou plataformas de comunicação, o conteúdo em vídeo e as comunicações comerciais vão fazer parte do próximo ano. Novos espaços de comunicação surgem para fazer do entretenimento uma estratégia de marketing e é aqui que deve marcar presença, como o TikTok que continua em expansão ou o Twitch no universo dos jogos ao vivo.

6- E-commerce: Não perca a tendência de vender ao vivo. Cresceu durante a pandemia e promete continuar a dar cartas no universo do marketing. Em Maio de 2020 houve um aumento de 61% de vendas online em comparação com o ano anterior, no Reino Unido. Através de plataformas específicas ou redes sociais das marcas, a compra direta e ao vivo é vista como a preferida dos consumidores. A interação em tempo real, a demonstração ao vivo dos produtos e a compra facilitada dentro da live. Fatores que não vão deixar a sua marca indiferente na mente dos consumidores.

 

2022 vem trazer novas oportunidades para as marcas encontrarem um novo caminho. Potenciando o crescimento, valorizando a experiência e sem nunca perder de vista aquela que é a nova casa dos consumidores, o digital. Mas não se esqueça, cada marca é uma marca: há que descobrir o caminho que lhe é próprio, por vezes mesmo, ignorando as tendências ou pelo menos, olhando para as mesmas como o que são: caminhos que alguns desbravaram, cuja direção não podemos ignorar, mas que rapidamente podem ficar sobrelotados.

 

E justamente, estamos aqui para ser desafiados a desbravar novos caminhos para a sua marca e para a acompanhar até ao seu destino, de forma impactante e eficaz. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a sua marca de forma humanizada, tecnológica e segmentada.

 

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