“Googlar”´é um neologismo cada vez mais comum na linguagem do dia a dia, com o Google a representar 92% das pesquisas em todo o mundo. Mas a soberania deste motor de pesquisa tem não só atraído as atenções das entidades reguladoras como de algumas empresas dispostas a enfrentar o Google no seu próprio terreno. E assim, em Novembro, foi lançado um novo motor de pesquisa: o You.com.

A plataforma promete mais privacidade para os seus utilizadores e resultados mais pertinentes nas pesquisas. E afirma que não vai vender dados pessoais dos seus utilizadores nem os rastrear ou exibir anúncios direcionados.

Como funciona o You.com?

No You.com os resultados são exibidos em blocos que organizam as informações com base nas categorias de pesquisa. E é possível filtrar conteúdos por sites, vídeos, imagens, notícias, aplicativos e redes sociais.

Visualmente, o resultado é claramente distinto que qualquer outro motor de busca. Criado por ex-funcionários da Salesforce, o You.com explora algumas ideias já utilizadas pela Google, como a referida exibição de resultados em blocos. A diferença é que o You.com só exibe resultados desta forma. O resultado de uma pesquisa não é apresentado como uma lista contínua de links sem imagens, mas sim em blocos que destacam artigos e páginas relacionadas.

Em função das palavras pesquisadas, os blocos vão variando e os resultados podem ser exibidos divididos pelas mais variadas categorias: web results, linkedin, reddit, imagens, vídeos, noticias, quick facts, locais, people also look for, etc. Depois basta escolher a categoria onde pretende aprofundar a sua pesquisa e mais resultados são exibidos.

A plataforma usa um algoritmo alimentado por inteligência artificial, que usa processamento de linguagem natural para perceber melhor as pesquisas e apresentar resultados mais relevantes e mais personalizados.

A proposta: maior privacidade e personalização

O You.com junta-se ao grupo de pequenas empresas dispostas a enfrentar o Google. A grande promessa é sempre a de maior privacidade. O objetivo: demonstrar que não é necessário expor os seus dados pessoais para garantir uma maior conveniência nas pesquisas.

You.com nasce como uma plataforma totalmente livre de anúncios. E oferece também um modo privado, que afirma “nunca armazenar suas pesquisas, preferências ou dados de localização”. E, mesmo em modo standard, o You.com utiliza seu próprio endereço IP (não o do utilizador) na pesquisa de resultados.

Last but not least, o motor de pesquisa afirma que suas operações são neutras em carbono, graças a uma parceria com a Sustain.Life para compensar as emissões de carbono do mecanismo de pesquisa.

Ainda na sua versão Beta, o You.com suporta pesquisas em língua inglesa e ainda não está otimizado para pesquisas complexas (e os resultados tendem até a demorar para carregar). Por outro lado, priorizou a experiência em computadores, ao mesmo tempo que trabalha na sua otimização para mobile. Ainda assim, é uma proposta que claramente vem dar novas cartas no universo bem padronizados dos motores de pesquisa tradicionais.

Se quiser “ver para crer”, basta instalar a sua extensão do Chrome ou defini-lo como motor de pesquisa preferencial em outros navegadores, com especial destaque para o Brave.

 

#youcom #marketingtrends #digitalinnovation #digitalmarketing #marketing #happypeople #happytalents #happybrands #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 4

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?