A conexão digital tem sido a melhor forma de ultrapassar o tempo que estamos a viver. Todas as pessoas procuram espaços de interação, conversação e momentos de lazer. O Discord é não só uma opção para gamers, como para todos aqueles que procuram uma plataforma onde seja possível conversar através de texto, voz e vídeo, fazer parte de chats de grupo durante jogos online e até gravar podcasts.

O Discord | O que é?

É considerado uma ferramenta digital, utilizada maioritariamente para conversas entre utilizadores, mas serve para muitos outros fins, não tão comuns ou conhecidos. O Discord reúne vários propósitos que levam os utilizadores a criar conta, e comunidades onde podemos estar agregados e fazer parte de conversas sobre vários assuntos.

O Discord funciona de forma totalmente gratuita. Cada utilizador cria a sua conta, cria os seus canais, cria os seus próprios servidores ou faz parte de outros, participa em chats e jogos online… Um universo digital onde há muito que pode explorar! Há até empresas que já utilizam o Discord para as suas reuniões de equipa, teambuilding e atividades do dia-a-dia.

Há primeira vista, parece uma ferramenta complexa com muitos “cantos” escondidos. Mas para simplificar, desmistificamos o universo Discord.

O que são os servidores no Discord?

Os chamados servidores nesta ferramenta são mais conhecidos como comunidades. São como grupos de pessoas conhecidas ou que partilham interesses semelhantes. Apenas podem ter acesso a comunidades já criadas, pessoas que forem convidadas e aceitem fazer parte daquele “chat”. O espaço ideal para partilhar ideias com outros utilizadores que se interessem por tópicos idênticos. As comunidades consideradas públicas, são abertas a todos os utilizadores, como algumas mais conhecidas de jogos, marcas, etc… No Discord, qualquer pessoa pode criar a sua própria comunidade.

Canais no Discord | Espaços de organização de comunidades

Apesar de parecer de grande complexidade, o Discord permite muita organização por temas, assuntos ou tópicos de interesse das comunidades. Cada servidor/comunidade, pode ser organizado por vários canais, seja ele de texto (onde podem ser trocadas mensagens de texto, arquivos e imagens); ou de voz (onde podem ser realizadas chamadas de voz e vídeo). Crie cada canal para cada assunto que tem interesse, como por exemplo jogos, cozinha, política… e participe numa conversa com os utilizadores convidados, onde trocam dicas, ideias, opiniões…

O multiuso do Discord | Gamers e organizações

Esta ferramenta foi inicialmente criada para os fãs de jogos online, como um espaço onde pudessem jogar em conjunto com outros utilizadores e ao mesmo tempo, debatendo táticas de jogo (por voz ou texto). Em 2016, já contava com 25 milhões de utilizadores.

Com a concorrência de plataformas digitais a elevar a fasquia, investiram em novas funcionalidades para estarem abertos a novos mercados. Tornaram a plataforma útil para empresas, tornando-o num espaço onde fosse possível equipas inteiras se reunirem e partilharem um espaço virtual comum.

Hoje em dia, o Discord conta com mais de 140 milhões de utilizadores mensais ativos e 300 milhões de contas registadas. Existem 6,7 milhões de servidores ativos, um número crescente dos quais não está relacionado com jogos sendo que aqui fala-se de tudo um pouco, desde café, cripto moedas, entretenimento, … e gaming.

Uma plataforma a não perder de vista, e mais do que isso, a experimentar!

#discord #esports #gaming #marketingtrends #changeyourmindset #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?