No Dia Mundial da Conservação da Natureza, falamos sobre “marcas verdes” ou Green Brands. Estas são marcas que procuram ser ecologicamente corretas e apostam na proteção da natureza como principal estratégia e que ativam os seus públicos, com o devido pensamento ecológico e ambiental.

92% dos portugueses já são hoje em dia proativos no que respeita a decisões amigas do ambiente. O preço deixou de ser o principal fator de decisão. O orgânico, o local, o low waste packaging, o reciclado ou reciclável, o sem testes animais, o vegan ou o bio, são todos claims que têm ganho protagonismo e que fazem a diferença no ato de compra.

Com o mundo a adaptar-se ao pensamento verde, com o consumo mais consciente por parte dos consumidores… qual deve ser a resposta por parte das marcas?

O que se entente por Green Brand?


Com os problemas ambientais a serem o foco de cada dia, as ações para melhorar o meio ambiente crescem, muito graças à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Surgem conceitos alternativos como o Marketing Verde. E é precisamente neste contexto que aparecem as chamadas marcas verdes ou Green Brands. Marcas que já adotaram uma estratégia de marketing verde e desenvolvem, promovem e comercializam os seus produtos ou serviços sempre numa ótica de minimização dos efeitos negativos para a natureza. E uma marca verde não é aquela que passa só uma mensagem ecologicamente correta, mas aquela que está realmente sensibilizada com a conservação da natureza e vinculada a um marketing social sustentável.

E o facto é que as marcas mais eco-friendly estão rapidamente a ganhar uma repu