No Dia Mundial da Conservação da Natureza, falamos sobre “marcas verdes” ou Green Brands. Estas são marcas que procuram ser ecologicamente corretas e apostam na proteção da natureza como principal estratégia e que ativam os seus públicos, com o devido pensamento ecológico e ambiental.
92% dos portugueses já são hoje em dia proativos no que respeita a decisões amigas do ambiente. O preço deixou de ser o principal fator de decisão. O orgânico, o local, o low waste packaging, o reciclado ou reciclável, o sem testes animais, o vegan ou o bio, são todos claims que têm ganho protagonismo e que fazem a diferença no ato de compra.
Com o mundo a adaptar-se ao pensamento verde, com o consumo mais consciente por parte dos consumidores… qual deve ser a resposta por parte das marcas?
O que se entente por Green Brand?
Com os problemas ambientais a serem o foco de cada dia, as ações para melhorar o meio ambiente crescem, muito graças à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Surgem conceitos alternativos como o Marketing Verde. E é precisamente neste contexto que aparecem as chamadas marcas verdes ou Green Brands. Marcas que já adotaram uma estratégia de marketing verde e desenvolvem, promovem e comercializam os seus produtos ou serviços sempre numa ótica de minimização dos efeitos negativos para a natureza. E uma marca verde não é aquela que passa só uma mensagem ecologicamente correta, mas aquela que está realmente sensibilizada com a conservação da natureza e vinculada a um marketing social sustentável.
E o facto é que as marcas mais eco-friendly estão rapidamente a ganhar uma reputação poderosa pelo seu compromisso com o ambiente, e pela sua capacidade de inspirar práticas mais sustentáveis nas suas indústrias. Para além de contribuírem para um planeta mais saudável, as empresas estão também a descobrir que uma estratégia amiga do ambiente também lhes dá o poder de que necessitam para crescer e prosperar num mercado em clara mutação, em que os consumidores esperam das empresas que tomem as decisões “certas” para a sociedade e o planeta.
“Marcas que já adotaram uma estratégia de marketing verde, e fazem do desenvolvimento e comercialização dos seus produtos ou serviços, a diminuição dos efeitos negativos para a natureza.”
O sucesso nas estratégias pela proteção do ambiente | Green Brand
Já há muito se fala de autenticidade nas estratégias, mas sem dúvida que o marketing verde é aquele que revela o mundo real e autêntico em que vivemos, com todas as preocupações envolventes. E são vários os casos de sucesso: entre campanhas, produtos e marketing das marcas que optam pelo bem-estar ambiental e pelo rótulo de uma Green Brand. Incluindo marcas portuguesas, como é o caso da “Re-Coffee” que produz calçado a partir do desperdício de café e de borracha reciclada. Ou a “Cuscuz” que fabrica bijuteria a partir de móveis em fim de vida. O importante é trabalhar em conjunto com o meio ambiente e evitar também processos poluentes.
Tornar-se uma Green Brand significa também ativar de forma a proteger a natureza. Assumir um compromisso para um mundo sem resíduos, incentivando a reciclagem; desenvolver ações de marketing e ativações que apelem à consciência pela proteção de animais, para não destruir habitats naturais, como o exemplo da Coca-Cola, nas suas últimas campanhas.
Se conquistar novos consumidores/clientes e proteger o meio ambiente lhe parece apelativo, então não perca tempo e torne-se numa Green Brand. Para além de um trabalho positivo em conjunto com a sociedade atual, o fator competitivo com outras marcas é eliminatório nas escolhas dos consumidores. E são muitas as alternativas e as práticas que deve adotar para fazer deste rótulo a sua nova imagem de marca.
“Tornar-se uma Green Brand significa também ativar de forma a proteger a natureza.”
Green Brands | You can’t just talk the talk, you need to walk the walk too
Razões não faltam para ativar em prol de um mundo melhor. E dar a resposta mais impactante à conservação e proteção da natureza. E tudo começa por aquilo a que chamamos “mão humana”, a mão de marcas que procuram alternativas. Ser uma marca eco-friendly implica reconhecer algumas das maiores ameaças que o nosso planeta enfrenta e encontrar formas únicas de ultrapassar essas questões. Não se trata de se limitar a utilizar embalagens recicladas ou a levar colaboradores para ações de limpeza de praia. Há que investir em novas iniciativas que mudam o seu modo de funcionamento de forma fundamental, a todos os níveis, ao seu ritmo, dentro das suas capacidades, mas sempre na direção certa, sendo que nenhum passo é demasiado pequeno:
– Invista nas mudanças: Ser uma Green Brand é um processo global e não apenas de marketing. Implica estar atento à pegada ecológica tanto dos produtos como da empresa, dos seus colaboradores e mesmo dos seus parceiros. Exige investimentos seja em processos de fabrico e comercialização sustentáveis ou em pessoas. Mas sobretudo mudanças no mindset da empresa a todos os níveis.
– Torne as equipas da sua marca como uma comunidade sustentável: O antigo lema de “juntos somos mais fortes”. Verificar os processos de reciclagem e desencorajar o desperdício de produtos. Substituir produtos descartáveis por reutilizáveis. Porque cada boa ação para a natureza, evita a destruição dos ecossistemas.
– Ative conscientemente: Dê uma reviravolta nas ativações e ações de marketing, e na sua comunicação e presença. Porque esta deve ser a resposta que as marcas devem dar à constante mudança nas escolhas mais ecológicas. Um fator a não descurar é sem dúvida a digitalização das ações. E para este ramo, há um leque de oportunidades sem fim.
– Apoie causas: Sejam elas de cariz ambiental, sustentável, social, animal. Faça parte de movimentos a favor da alteração de comportamentos e processos. Faça da sua marca uma aliada de projetos de conservação da natureza e bem-estar animal.
“You can’t just talk the talk, you need to walk the walk too.”
Ser uma marca verde ou eco-friendly genuína e dedicada tem benefícios significativos, numa paisagem cada vez mais socialmente consciente, onde os consumidores estão a gastar mais do seu tempo e dinheiro em empresas que refletem os seus valores. E esta tendência não vai se inverter, muito pelo contrário. Se quer apelar aos clientes de amanhã, a geração verde, então já sabe qual o caminho a seguir.
No final de todas as considerações, sabemos que utilizar a proteção da natureza como sendo uma estratégia de marca é um modo de estar no mercado. E com certeza já lhe despertou o interesse e a curiosidade em descobrir mais. Salve o planeta e faça do seu negócio ou marca o maior crescimento deste ano. É tempo de usar a criatividade para aplicar novas práticas e hábitos de uma Green Brand.
E justamente, estamos aqui para o ajudar a impulsionar a sua marca no contexto ecológico e em prol da natureza. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a presença da sua marca, no universo digital… e mais além.
Descubra como o podemos ajudar. Fale connosco: marketshow@marketshow.pt
#Green Brand #sustainability #newmarketing #marketingtrends #changeyourmindset #digitalmarketing #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy