O universo do Marketing Digital e a experiência do consumidor têm sido altamente reestruturados pela inovação e desenvolvimento da inteligência artificial. Este avanço tecnológico, que permite simular a inteligência e pensamento humano em sistemas e softwares, tem vindo a revelar o poderoso impacto em ajudar as marcas a desenvolverem estratégias, otimizar campanhas e a melhorar o retorno sobre o investimento.

O Marketing Digital começa a dar os seus passos na hiper-personalização das relações com os consumidores, perante a adoção da inteligência artificial na comunicação das marcas. Permite interpretar e compreender um conjunto de dados que otimiza relações e potencia experiências impactantes.

É um mundo conectado. E sobretudo evoluído tecnologicamente. Mas como é que a Inteligência Artificial combina com o Marketing Digital?

O que é a Inteligência Artificial de que ouvimos falar?

A Inteligência Artificial é mais um avanço tecnológico desta era digital em que vivemos. Uma tecnologia que permite a sistemas e softwares simularem a inteligência humana, ao ponto de programar ordens em que o sistema toma decisões de forma autónoma. Estas decisões e pensamentos similares aos humanos, são construídos pelos sistemas tendo em conta um enorme banco de dados. Podemos olhar para a Inteligência Artificial de forma global e compreendê-la como a capacidade de máquinas pensarem como nós. A tecnologia desenvolvida no geral é capaz de: aprender, optar por um ou outro caminho e tomar decisões de forma racional.

A Inteligência Artificial tem sido a nova relação entre marcas e público. Inclusive representa um crescimento de 21% nas receitas anuais, segundo estudos de 2021. Mas como é que o pensamento de máquinas (semelhante ao pensamento humano) pode influenciar tanto o marketing?

“Uma tecnologia que permite a sistemas e softwares simularem a inteligência humana, ao ponto de programar ordens em que o sistema toma decisões de forma autónoma.”

A relação entre marcas e público impulsionada pela Inteligência Artificial

As interações entre marcas e consumidores, têm sido no último ano revolucionadas pela Inteligência Artificial. As ferramentas que processam dados de forma semelhante ao cérebro humano, permitem que as marcas consigam prever comportamentos, reações e até escolhas dos seus consumidores antes mesmo de qualquer lançamento definitivo, seja para produtos ou campanhas de marketing. Para além das marcas conseguirem uma maior taxa de fidelização de consumidores, permite estreitar relações de forma muito mais eficaz. Porque como em todas as estratégias de marketing em que é necessário calcular e ponderar qualquer passo, na Inteligência Artificial esse processo é aliviado e o contacto estabelecido com os consumidores é mais assertivo.

Esta tecnologia torna-se cada vez mais uma opção estratégica na gestão de marketing e consumidores. Engloba o reconhecimento detalhado do público, incremento de ações mais eficazes e a promoção de relações fiéis. É uma interpretação de dados automatizada, que facilita o alcance de objetivos específicos.

A Inteligência Artificial tem dois pontos importantes no marketing: por um lado, as marcas conseguem entender o comportamento de todos os públicos e otimizar campanhas; por outro, a experiência do consumidor é transformada pela inovação.

“As interações entre marcas e consumidores, têm sido no último ano revolucionadas pela Inteligência Artificial.”

E como é que a Inteligência Artificial combina com o Marketing Digital?

A Inteligência Artificial tem sido muito adotada pelas marcas para inovar na comunicação com os seus consumidores. Não só para garantir um suporte 100% personalizado ao cliente, mas também para facilitar a recomendação de produtos e indicação de conteúdos apropriados e convenientes ao contexto. São várias as áreas de negócio que expandem a sua estratégia de Marketing Digital para a Inteligência Artificial, para rapidamente alcançarem uma melhor posição no mercado e evoluir tecnologicamente em simultâneo com a componente humana da marca.

Mas, de forma detalhada, como é que a Inteligência Artificial facilita os marketers digitais nas suas estratégias?

  • Descobrir mais e em vários cenários as preferências e escolhas dos consumidores e possíveis consumidores;
  • Permite planear quase em contexto real aquelas que serão as escolhas do consumidor. Desta forma a marca define o que apresenta ao público e corresponde exatamente ao que o mesmo procura/deseja;
  • Ajuda marketers a criarem campanhas e ações de marketing de sucesso;
  • Agiliza as marcas em termos de custos e desperdício, ao mesmo tempo que impulsiona relações e vendas.
  • Facilita às marcas encontrar o consumidor certo para impactar com a sua comunicação.

A Inteligência Artificial tem sido a revolução predominante no mundo digital. A agilidade que traz à construção do marketing ideal e a experiência sofisticada mas humana que traz aos consumidores. É mais do que um 2 em 1 no universo digital que simplifica esforços de marketing e dá suporte ao consumidor de forma inteligente.

“São várias as áreas de negócio que expandem a sua estratégia de Marketing Digital para a Inteligência Artificial, para rapidamente alcançarem uma melhor posição no mercado e evoluir tecnologicamente em simultâneo com a componente humana da marca.”

Áreas de aplicação da Inteligência Artificial no Marketing Digital

1. Recomendações de produtos: A tecnologia cria recomendações de produtos de forma personalizada a cada grupo de consumidores. Estas recomendações resultam de uma ou mais personas estudadas pelos dados da Inteligência Artificial, tais como: tempo passado em determinadas páginas, interações médias com o site ou redes sociais e processos de vendas comuns.

2. Chatbot de apoio ao cliente: Este é talvez o exemplo de Inteligência Artificial mais conhecido pelos consumidores digitais. A utilidade neste caso consiste em traduzir as nossas instruções de consumidores em códigos para que as aplicações compreendam a mensagem. Os chatbots ajudam na comunicação com os consumidores e estão acessíveis aos mesmos a qualquer hora.

3. Campanhas de e-mail marketing: O poder da hiper-personalização. A Inteligência Artificial permite às marcas personalizar as suas campanhas e envios de e-mails, com base no enorme banco de dados que traduz comportamentos humanos.

A utilização da Inteligência Artificial no Marketing Digital tem crescido a passos largos. Eficácia, assertividade e coerência são algumas formas de podermos caracterizar esta relação.

E justamente, estamos aqui para o ajudar a definir novas estratégias de marketing eficazes. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a sua marca de forma humanizada, tecnológica e segmentada.

 

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