LIVE COMMERCE – o novo canal de criação de valor para as marcas
Ao combinar compras imediatas, interação direta com o consumidor final e entretenimento, o LIVE COMMERCE proporciona às marcas uma nova experiência de vendas online com um enorme potencial de criação de valor.
E esse potencial parece tão grande que o LIVE COMMERCE tem crescido, exponencialmente, desde que arrancou em força nas plataformas digitais chinesas em 2016 a uma taxa composta (CAGR) de mais de 280 por cento, entre 2017 e 2020, afirmando-se como um canal digital de vendas estratégico, já utilizado por cerca de dois terços dos compradores online, e que se estima vir a concretizar este ano, cerca de 20% das vendas online naquele mercado.
Deste lado do mundo, o LIVE COMMERCE começa a dar os primeiros passos.
As primeiras experiências mostram o mesmo potencial de sucesso! E assim, com base na experiência da China, a Mckinsey estima que as vendas geradas pelo Live COMMERCE possam vir a representar de 10 a 20 por cento de todo o Ecommerce até 2026, com cada vez mais marcas em todos os setores e mercados a apostar neste canal emergente.
Mas afinal, o que é o Live COMMERCE e como cria valor?
O LIVE COMMERCE é um novo formato de vendas e de conexão com consumidores, que vem preencher a lacuna entre a experiência de vendas online rápida e eficiente e a experiência de vendas sensorial e personalizada da loja física.
Experiencial “como conceito” foi até agora, invariavelmente, associado ao mundo físico. Mas a tecnologia está a reescrever as regras da experiência e a garantir que mesmo num interface digital a compra e venda seja experiencial. O LIVE COMMERCE é um exemplo dessa capacidade.
A