Live Shopping. A estratégia que está a reinventar a Black Friday com experiências de “Shoppertainment” que fazem as vendas bater recordes e os consumidores felizes!

A Black Friday e o e-commerce continuam a crescer juntos e contam agora com um poderoso aliado: os softwares de Live Shopping que se integram diretamente nos sites de e-commerce das marcas. Novas atitudes de consumo consciente e, o aumento exponencial da concorrência no e-commerce obrigaram as marcas a repensar as suas estratégias de venda para estes momentos especiais e a reinventar a Black Friday como uma competição de “experiências fantásticas” em vez da tradicional “batalha furiosa de preços”.

Assim no próximo dia 25 de Novembro espera-se que as lojas online de marcas pioneiras e inovadoras, um pouco por todo o mundo, estejam AO VIVO, nos seus sites, encantando os seus maiores fãs, conquistando novos clientes e a bater todos os recordes de vendas ainda antes do Natal! Com ofertas tentadoras sim, mas essencialmente, com experiências divertidas e memoráveis!

A aposta de trazer o Live Shopping para dentro do seu e-commerce, mostra a confiança das marcas no retorno oferecido por este novo formato:

#Envolvimento

  • porque existe interação real com os consumidores que participam ativamente no evento de compras através de quizzes, surveys e do chat, ficando em média cerca de 10 a 15 minutos no evento (isto quando o tempo médio de permanência numa página de e-commerce não ultrapassa os 38 segundos).
  • porque as marcas oferecem aos consumidores experiências de compras no seu formato preferido – o vídeo!

“ O tempo médio de permanência numa página de e-commerce não ultrapassa os 38 segundos. Com o live shopping está métrica explode para entre 10 a 15 minutos”

#Conversão

  • porque se cria confiança quando os consumidores associam uma cara à marca, podem tirar todas as dúvidas sobre os produtos e veem em direto outros consumidores a comprar.
  • porque os live shoppings se podem transformar em “shoppable vídeos” que prolongam a vida do momento até à Cyber Monday, ao Natal ou até quando a marca quiser!
  • porque as taxas de devolução são mais reduzidas porque quem compra tem uma perceção mais realista do produto … e quem não quer reduzir devoluções em particular nesta altura do ano?
  • porque se oferecem descontos exclusivos e limitados que provocam um sentido de urgência e compras por impulso (a conversão média do e-commerce está abaixo dos 2% mas a conversão média do live commerce é superior a 10%, chegando a 30% em alguns segmentos como a beleza ou a moda)

A conversão média do e-commerce está abaixo dos 2%. Mas com o live commerce, esta métrica aumenta de forma exponencial para níveis superiores a 10%,

Segundo o Estudo “Shoppertainment is landing in Europe” da Forrester Research 70% dos consumidores europeus estão interessados em experiências de Live Commerce nas suas compras online, preferindo conteúdos relevantes e divertidos, apresentados por quem lhes inspire confiança de influenciadores a especialistas.

Por isso, o mesmo Estudo recomenda às marcas que ainda não experimentaram o futuro do e-commerce, que o façam, destacando as vantagens dos first movers, como publicidade gratuita, perceção de ser inovador, preferência do consumidor, diferenciação e vantagens de know-how comparativamente aos concorrentes!

Live Shopping e Black Friday

O Live Shopping é ainda mais eficaz em momentos como a Black Friday, em que os consumidores aguardam com expectativa há semanas passar bons momentos às compras e aproveitar descontos e oportunidades fantásticas.

Mais de metade dos consumidores portugueses (63%) irá fazer compras online na Black Friday, segundo um estudo da Adsmovil, recentemente divulgado, e 41% fará compras online! Para as marcas começa agora a corrida para encontrar uma forma de chegar a esses 63%. Ads, e-mail marketing, Social Media, PR são todos instrumentos promocionais eficazes, mas quando se trata de conquistar vendas online, nada é melhor do que vender ao vivo e em vídeo.

Está a preparar um evento ao vivo?

Aqui ficam 3 dicas para preparar o seu evento de Live Shopping na próxima Black Friday

  1. Pense cuidadosamente no que irá oferecer: um desconto de % em todas as encomendas durante o evento, envio gratuito, packs exclusivos que só estão disponíveis durante o evento ao vivo. Seja claro na oferta e divulgue-a na pré-promoção do evento.
  2. Selecione quem irá apresentar e comece já a promover a sua Black Friday. Começando cedo evita o clutter e poderá garantir mais consumidores inscritos no evento, utilizando várias estratégias de captação.
  3. E conte com a Onlive.Site, para que a experiência seja fantástica e as vendas top!

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