Muitos marketers, marcas, equipas, empresas… afirmam que 2020 foi o ano dos maiores desafios e obstáculos a todos os níveis. Readaptamo-nos constantemente e ultrapassámos limites de criatividade que nunca antes pensámos ser capazes. A verdade é que estamos perante uma nova era para o marketing.
O futuro do marketing caminha a passos largos, mas uma grande mudança já se faz sentir: um futuro que valoriza o consumidor acima de tudo e de qualquer estratégia. As marcas estão mais humanizadas apesar de digitais, mais conectadas aos seus públicos apesar de ainda afastadas fisicamente.
Descubra o que mudou e quais as perspetivas para a nova era do marketing que começa agora!
Marketing | Os pilares fundamentais da nova era
O marketing está a sofrer alterações, não só pelo grande investimento no digital, mas também pela mudança nos processos de compra do consumidor. As suas perceções mudaram, as suas escolhas estão mais ponderadas, e a suas decisões finais sobre determinado produto/serviço não são tão facilmente conseguidas. Nesta nova era, os consumidores têm uma viagem pela costumer journey completamente diferente do que aquela a que estavam habituados.
Todas estas alterações dão forma ao novo marketing. Onde a realidade é feita de inovações tecnológicas e consciencialização da sociedade. E este é um conceito fundamental para integrar a nova era do marketing, em que a tecnologia e a condição humana estão em primeiro lugar para completar o funil de marketing habitual: atrair, conquistar e fidelizar consumidores. O