A revolução digital ainda não atingiu o seu auge. À medida que acontece esta evolução, as marcas e empresas procuram encontrar novas formas de chegar ao público. Acompanhar tendências, estudar assuntos, redefinir estratégias e descobrir outras formas de atrair e converter leads. Mas para onde está direcionado o marketing digital neste ano?

Segundo um estudo da Marktest, mais de metade dos portugueses já fazem compras online. 4,8 milhões de portugueses assumiram a preferência por compras através de plataformas digitais, e 42% já o faz com regularidade (pelo menos uma vez por mês). São números que nos fazem pensar nas potencialidades do e-commerce e nos potenciais clientes que podemos impactar através do digital.

Hoje, em forma de balanço de meio do ano, revisitamos as tendências de marketing digital para 2021.

Marketing Digital em 2021 | Novos mercados e novos consumidores


A pandemia trouxe mudanças no meio digital, alterou o próprio mercado e o comportamento do consumidor, que se mostrou cada dia mais exigente. Embora ainda estejamos a viver um ano pandémico, é percetível as novas abordagens ao marketing digital, e o novo olhar que as marcas e empresas devem ter.

O e-commerce está, sem dúvida, mais forte do que nunca. Apesar de ter vindo a evoluir ao longo dos anos, em 2020 foi para muitas marcas a alternativa que permitiu salvar negócios (de grande ou pequena dimensão). Foi como um ponto de viragem no início da pandemia, mas veio para ficar pelos benefícios e resultados que já demonstrou conseguir. O setor cresceu 75% desde 2019, e a tendência mantém-se. Lojas online que garantem comodidade, segurança e agilidade ao consumidor; acessível a qualquer dia e hora; oportunidades de venda para qualquer ponto geográfico; monitorização de resultados e stock; montra de produtos descritiva para o consumidor; atendimento e suporte personalizado ao cliente.

As redes sociais nunca desiludiram qualquer consumidor, nem as marcas. É o traçar personalidades e ir ao encontro de cada potencial cliente. Nesta área, as redes sociais vão muito para além daquilo que é o marketing no seu estado puro, e tornam-se aos poucos, um lugar de destaque em termos de vendas diretamente a partir das plataformas. Como o Facebook ou o Instagram que já tornaram útil esta nova ferramenta de venda direta. As redes sociais procuram interligar-se com o setor do e-commerce (como o Whatsapp que está em fase de testes para servir de meio de pagamento em compras online), e corresponder às melhores expetativas de cada consumidor e utilizador.

E como podemos definir este novo consumidor em 2021? Impaciente, seletivo e exigente. Por vezes são impactados com excesso de informação e inúmeras opções que os deixam ainda mais hesitantes. Qualquer ponto forte de uma marca no digital, faz alterar a intenção de compra do utilizador. O principal desafio das marcas no novo mercado digital, é conquistar a atenção de cada pessoa e principalmente humanizar a marca e aproximá-la do público.

“A pandemia trouxe mudanças no meio digital, alterou o próprio mercado e o comportamento do consumidor que se mostrou cada dia mais exigente.”

 

Em que pilares assentam o futuro do Marketing Digital?


Em 2021, e tendo em conta a evolução do mercado e os novos comportamentos dos consumidores, é importante olhar para os próximos passos a dar no Marketing Digital de acordo com aquilo que os consumidores esperam das marcas.

1- Transparência

Ter valores próprios e um propósito claro para a sua marca.

2- Objetividade

Definir metas a alcançar a curto e longo prazo, elaborando estratégias de engagement e participação ativa do consumidor. Porque o mood digital é mais do que nunca a envolvência do público com a marca.

3- Confiança

É nos momentos de crise que o público vê em quem pode confiar, e o mesmo acontece com as marcas. Transmitir este apoio, compreensão, suporte. E a confiança conquista-se através do compromisso e dedicação da marca ao consumidor. E de muito transparência e coerência ao longo de toda a customer journey.

4- Agilidade

Uma vez a palavra-chave em 2021. As marcas aprendem a cada dia a ultrapassar desafios, alguns deles que desconheciam até ao momento. Olhar para o futuro, para as novas gerações que crescem rodeadas por um mundo hibrido, é saber antecipar e reagir às constantes e rápidas mudanças no comportamento do consumidor. E à velocidade com que surgem novas redes e plataformas digitais. Espaços de ativação e vendas que se vão multiplicando e que exigem uma aceleração e afinação nas estratégias.

5- Foco na experiência humana

Humanização. Em 2021, e não só em estratégias de marketing digital, a humanização é a palavra de ordem. O novo olhar sobre o marketing incide em criar conexões com o público-alvo e criar experiências realmente marcantes. Mas não só. Há que humanizar o conteúdo mas sobretudo o propósito, sendo que assumir definitivamente estratégias people-centric, por estes dias, é cada vez mais sinónimo de planet-centric.

“Em 2021, e tendo em conta a evolução do mercado e os novos comportamentos dos consumidores, é importante olhar para os próximos passos a dar no Marketing Digital de acordo com aquilo que os consumidores esperam das marcas.”

 

Tendências de Marketing Digital | O que as marcas não podem ignorar em 2021


Dificilmente podemos falar em novas tendências, pois a grande maioria daquilo que denominamos de “novo” já vem a ser debatido há vários anos. A pandemia apenas acelerou e consagrou a revolução digital que ocorreu nas nossas vidas e na realidade que as marcas têm de ativar. Mas quais as velhas-novas tendências que deve ter em atenção em 2021?

O poder do vídeo: É o formato de conteúdo que mais tem crescido. Do YouTube ao TikTok, o consumo de conteúdos em vídeo tem sido a preferência dos utilizadores. A informação passada a cada consumidor é recebida com muito mais facilidade e atenção por parte do público. Em 2020, 92% dos marketers assumiram o vídeo como parte da sua estratégia de marketing.

– Marketing multi-canal: O consumidor atual procura as marcas em todas as plataformas. Procuram acesso direto e respostas rápidas ao que procuram. Um passo a reter no marketing digital para 2021 é a necessidade de marcar presença em vários canais de comunicação. Estar onde o consumidor está e assegurar pontos ancora da sua customer journey nas redes ou plataformas relevantes. E sempre de forma coerente e consistente.

– Marketing de conversação (live): Não é um conceito novo, mas é de destaque para este ano. O diálogo entre marca e público nunca foi tão importante como nos dias de hoje, embora com vertentes novas a experimentar, os meios de comunicação social e as lives ou chats ao vivo. A interação direta e ao vivo com a marca é o futuro. Live-chats, live streaming e live-shopping: estas são as ferramentas de futuro que tem, indubitável e rapidamente, que explorar. Ao vivo e a cores.

– Marketing emocional: Criar emoção, genuína, transparente e cativante é o eterno desafio. No digital, no fisico, no híbrido. Despertar sentimentos que sensibilizam e que contribuem para atrair, converter e fidelizar: alegria, orgulho, compaixão, compreensão… E em 2021, nostalgia! Um estudo recente comprovou que os consumidores optam por marcas que os façam sentir nostálgicos, talvez pelo sentimento de compreensão dos tempos que todos vivemos. A partilha de momentos passados, a recordação de tempos antigos, os bons momentos em festivais com amigos… tem feito a aproximação instantânea do público a cada marca.

“Live-chats, live-streaming e live-shopping … estas são as ferramentas de futuro que tem, indubitável e rapidamente, que explorar.”

 

E justamente, estamos aqui para o ajudar a impulsionar a sua marca junto dos públicos que procura ativar. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a presença da sua marca, no universo digital… e mais além.

Descubra como o podemos ajudar. Fale connosco: marketshow@marketshow.pt

#digitalmarketing #brandactivation #socialmedia #celebratethenewnormal #marketingtrends #newmarketing #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #wemakeithappy #marketshow

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?