No passado mês de Março, em Austin (EUA), decorreu o festival SXSW (South by Southwest) conhecido por ser um dos maiores festivais de criatividade, cultura e inovação. Este é sempre um momento privilegiado com oportunidades de networking, exibições de filmes, performances de música e comédia e exposições. A edição deste ano aliou o formato presencial e digital, para um alcance mundial. Com o regresso do presencial, várias experiências de marca, inovadoras e impactantes, marcaram a edição deste ano.

A mudança do marketing experiencial e as novas tendências

Em consequência do pós pandemia, a estratégia experiencial modificou-se na forma como as marcas interagem com os consumidores na vida real e impulsionou novos formatos de ativação.

Nos últimos dois anos, as “experiências ao vivo” direcionaram-se para experiências virtuais e híbridas que combinam a interação social com elementos digitais. Juntamente com as experiências híbridas, o surgimento do “metaverso” abriu espaço para um novo ambiente digital imersivo. Uma verdadeira oportunidade de criar e viver novas experiências para as marcas. Além disso, com o publico a procurar cada vez mais experiências personalizadas, algumas marcas procuram gerar receitas com a chamada “economia da experiência”. As experiências pagas são por isso, umas das tendências deste ano.

Outra das tendências que veio para ficar são as redes sociais que continuam a influenciar o comportamento de compra. A novidade é interligá-las com o marketing experimental através das plataformas de Live Shopping por exemplo. Mas a estratégia não pode ser só digital, na publicidade OUT OF HOME a comunicação é cada vez mais criativa, mais interativa e impactante. A oportunidade de comunicar através de experiências é também um dos grandes destaques deste ano, por exemplo com o uso de outdoors 3D, de realidade aumentada ou de montras vivas.

Exemplos de ativações de marca inovadoras no SXSW 2022

De acordo com a Anyroad, em 2022, 81% das marcas dizem que os seus orçamentos para eventos e experiências “corresponderão ou excederão” os níveis pré-pandémicos. A causa do crescente investimento no marketing experiencial é a crescente necessidade que os consumidores têm por experiências pessoais aliadas também à praticidade e às novas tecnologias. Na edição deste ano do SXSW, o foco esteve portanto nas novas tendências de ativação de marca, no crescimento da importância da experiência do consumidor e no poder das novas tecnologias. Fatores cada vez mais relevantes para as empresas em termos do seu posicionamento e na definição das suas estratégias de marketing.

Descubra 5 ativações apresentadas no festival SXSW 2022!

1 | CHEETOS

A problemática que fez desencadear a ativação deste ano da Cheetos, foi o pó de queijo (denominado pela marca de Cheetle) que fica nas mãos dos consumidores quando comem snacks de queijo. O conceito das “mãos sujas” foi assim o motor para ação “Hands Free House”. “Did Cheetle inspire hands-free technology?” A ideia? Os visitantes imaginarem as mais variadas tecnologias para garantir que pudessem executar as suas tarefas diárias com Cheetle nos dedos.

Com base na campanha, foi criada uma casa em que, em cada espaço, se mostra como a tecnologia pode ser usada para executar em modo “hands-free” atividades que normalmente exigem o uso de suas mãos. Incluindo uma porta de entrada acionada com tecnologia, controles remotos virtuais para a televisão e experiências controladas pelo uso da voz com a ajuda da Alexa da Amazon. Depois de visitar a casa, um quintal acolhe os visitantes para mais diversão com as mãos livres, desde a cozinha inspirada em Cheetos até uma máquina de venda automática de “hands-free”. O espaço pode ser visitado na sua versão digital 360º graus na Amazon.

2 | HBO MAX

Com o intuito de divulgar a série original “DMZ” decorrida em Manhattan durante uma guerra civil, a HBO Max desenvolveu um evento temático numa estação de metro de Nova Iorque. Mais de 1.700 pessoas responderam ao convite,. Este passava por entrar numa aparentemente normal estação de metro (graffitis incluídos) e transportava os visitantes para um local onde podiam desfrutar de atuações ao vivo de vários artistas e DJ’s e da oportunidade de serem tatuados no local pela Karina Figueroa, tatuadora de sucesso.

3| META

A Meta esteve presente no SXSW 2022, com uma tecnologia com grande poder imersivo: a realidade virtual. “Surviving 9/11: 27 Hours Under the Rubble” proporcionava aos visitantes uma visão diferente e vívida, dos ataques terroristas ocorridos em 2001. Uma experiência imersiva que criou impacto e curiosidade, e sobretudo emoções únicas e incomparáveis.

4 | SCHWEPPES

A Schweppe’s Ginger Ale House, aberta ao público no SXSW Outdoor Stages, proporcionou uma fuga impactante que transportou os participantes do evento para um ambiente em estilo de estufa destinado a evocar o “refrescantemente sofisticado” caracter da marca. No interior, eram “servidos”, para além de bebidas, jogos de sociedade para a diversão e entretenimento dos visitantes.

5| PORSCHE

O design da Porsche é único e icônico, com um estilo desportivo e um desempenho altamente reconhecido. Na edição deste ano, a marca partilhou, de forma pessoal, o processo criativo de fábrica com a experiência Porsche Unseen, a poucos quarteirões do centro de convenções.

No interior, os visitantes podiam descobrir o espaço de trabalho real dos designers “completo com lápis grandes, papéis e desordem na mesa” e uma exposição interativa com esboços e modelos de design “nunca antes partilhados”. Vários temas aqui foram sendo desenvolvidos, ao longo do evento, por especialistas da marca, desde da experiência de som no carro até ao potencial das corridas financiadas pela NFT. Uma visita interativa aos bastidores da equipa criativa da Porsche que não deixou os fãs da marca indiferentes.

Estes são apenas 5 dos exemplos, de entre muitos, do festival SXSW 2022, de novas experiências imersivas e “na primeira pessoa” que estão a mudar os eventos!

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