A sustentabilidade tem sido a palavra de ordem em 2021. Tem vindo a ser usada ao longo do tempo, mas progrediu em grande escala o seu impacto na comunidade, neste mesmo ano. Muitas marcas e empresas procuram transmitir aos consumidores que estão aliadas com a sustentabilidade, que produzem produtos eco-friendly e 100% naturais, ou que oferecem serviços capazes de reduzir a pegada ambiental. Mas toda esta comunicação não deve ser usada como oportunismo para alavancar vendas e captar clientes, mas sim como uma estratégia genuína de marketing verde, por um mundo melhor.

O que é o marketing “verde” ou marketing sustentável?

Podemos ver este conceito de duas formas diferentes. Pela utilização de estratégias de marketing focadas nos benefícios do meio ambiente, ou pela consciência ecológica em todos os processos de marketing, começando pelo pensamento das equipas internas.

O marketing sustentável é quase como um grito de marcas em prol do meio ambiente. A voz de marcas e empresas que incentivam aos hábitos de consumo menos poluentes, que estimulam escolhas de produtos naturais… e conduzem uma customer journey mais sustentável. Mas há cuidados a ter quando comunicamos a nossa sustentabilidade de marca/empresa. Nomeadamente, é importante não cair em comunicações banais, e não sermos evasivos. Neste caso, o mais importante é “vender” o lado consciente e ecológico da empresa. E não basta passar essa imagem, é preciso ter atitude e agir a favor destes comportamentos benéficos ao ambiente.

“O marketing sustentável é quase como um grito de marcas em prol do meio ambiente.”

Os princípios do marketing sustentável | A responsabilidade ambiental, económica, social e cultural

Depois de ser tomada a decisão de utilizar estratégias de marketing verde, não podemos descurar outros aspetos. Qualquer estratégia de marketing deve cobrir não só os famosos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), mas também os 4 Ss …. São aspetos que devem ser tidos em conta para alinhar sustentabilidade com vendas, o que no fundo é o objetivo final de qualquer marca ou empresa, para além do reconhecimento no mercado onde estão inseridas. Neste caso, falamos de: segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social. E incrementar estes fatores na sua estratégia de marketing, é trazer valor acrescentado à empresa e ao seu publico alvo.

O marketing sustentável não requer apenas um discurso socialmente correto e que indique o que deveria ser feito. Requer atitudes reais, que mostrem que determinado processo está a ser feito em benefício da comunidade e do meio ambiente. E é aqui que se pode diferenciar de outras marcas/empresas semelhantes. Porque o consumidor não escuta só, ele precisa de ver e sentir essas mudanças. Não hesite, portanto, em tomar posições sustentáveis em prol do meio ambiente!

“O marketing sustentável não requer apenas um discurso socialmente correto e que indique o que deveria ser feito. Requer atitudes reais, que mostrem que determinado processo está a ser feito em benefício da comunidade e do meio ambiente”

Mas o que fazer e como fazer para adotar uma estratégia de marketing sustentável?

Em primeiro lugar, a consciência ecológica deve ser bastante evidenciada. Começar por definir objetivos a esse nível (tanto internos como externos), substituir produtos ou processos ofensivos ao meio ambiente, optar sempre que possível por produtos ou objetos reutilizáveis. E acima de tudo, transmitir valores e alinhar pensamentos sustentáveis da equipa. Porque só todos juntos é que são capazes de passar a verdadeira sustentabilidade da empresa. Como se costuma dizer: é importante que todos remem para o mesmo lado.

Reconsidere todo o processo de produção e/ou associe-se a projetos de defesa ambiental.

Hoje em dia as pessoas que querem fazer escolhas sustentáveis, se puderem. No entanto:

  • Não há um perfil único de “Consumidor Sustentável”. Os valores e atitudes variam. E é importante perceber o que move cada publico e em que contexto; as alterações climáticas, a defesa doa animais, a pobreza, a justiça social, um pouco de cada, … É importante saber onde queremos e podemos apontar as nossas baterias. Para isso, há que reconhecer que as preocupações dos consumidores em termos de sustentabilidade vão variar de pais para pais, entre tipo de produto e mesmo entre gerações.
  • Se é frequente os consumidores afirmarem estar dispostos a pagar mais por um produto que vá ao encontro das suas preocupações em termos de sustentabilidade, a verdade é que até agora nem sempre a ação comprovou a intenção. Mas à medida que o mundo emerge lentamente da pandemia, há sinais de que essa diferença entre intenção e compra efetiva está a diminuir. E isto cria uma grande oportunidade de crescimento para as empresas que abraçam as preocupações de sustentabilidade do consumidor. No entanto, isso exige uma real transformação por parte de marcas e empresas. Em particular, precisam de criar produtos que reflitam as preocupações dos seus consumidores-alvo e de garantir que a cadeia de produção e de criação de valor por detrás da marca satisfaz também essas expectativas.
  • Os consumidores já não se contentam em olhar para a marca ou o produto. Avaliam o grau de sustentabilidade de toda a cadeia de valor. É importante ter um approach global à sustentabilidade

Quais são então os pontos importantes a reter para uma estratégia de marketing verde de sucesso?

  1. O tema da sustentabilidade não é um one-game-player. Ele tem de ser reconhecido como criador de valor, e isto a todos os níveis da empresa.
  2. Aborde o tema de forma global, mas seja pertinente e cirúrgico nas suas ações atuando em áreas relevantes para o seu sector de atividade, onde pode fazer a diferença, incutindo a mudança de dentro para fora.
  3. Seja genuíno, transparente sobre o seu impacto ambiental e sobre os esforços e resultados que vai atingindo. A sustentabilidade também é uma questão de confiança e reputação.
  4. Não hesite em associar-se a projetos de sustentabilidade. Patrocinar programas (qualquer que seja o meio de comunicação que lhe faça mais sentido), apoiar organizações, desenvolver ou cocriar com outras marcas, ações que abordem o tema da sustentabilidade, que deem dicas de comportamentos eco-friendly, que questionem os hábitos do seu dia-a-dia, que introduzam novas formas de agir e pensar para que cada um de nós possa contribuir para construir um mundo melhor.

Estas são formas reais e concretas de dizer enquanto marca que “estamos aqui!”

E justamente, estamos aqui para o ajudar a impulsionar o seu lado sustentável, com uma carteira de opções de ações e ativações onde podemos aliar a sua marca. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a presença da sua marca, em prol de um mundo melhor.

Descubra como o podemos ajudar. Fale connosco: marketshow@marketshow.pt

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