A sustentabilidade tem sido a palavra de ordem em 2021. Tem vindo a ser usada ao longo do tempo, mas progrediu em grande escala o seu impacto na comunidade, neste mesmo ano. Muitas marcas e empresas procuram transmitir aos consumidores que estão aliadas com a sustentabilidade, que produzem produtos eco-friendly e 100% naturais, ou que oferecem serviços capazes de reduzir a pegada ambiental. Mas toda esta comunicação não deve ser usada como oportunismo para alavancar vendas e captar clientes, mas sim como uma estratégia genuína de marketing verde, por um mundo melhor.

O que é o marketing “verde” ou marketing sustentável?


Podemos ver este conceito de duas formas diferentes. Pela utilização de estratégias de marketing focadas nos benefícios do meio ambiente, ou pela consciência ecológica em todos os processos de marketing, começando pelo pensamento das equipas internas.

O marketing sustentável é quase como um grito de marcas em prol do meio ambiente. A voz de marcas e empresas que incentivam aos hábitos de consumo menos poluentes, que estimulam escolhas de produtos naturais… e conduzem uma customer journey mais sustentável. Mas há cuidados a ter quando comunicamos a nossa sustentabilidade de marca/empresa. Nomeadamente, é importante não cair em comunicações banais, e não sermos evasivos. Neste caso, o mais importante é “vender” o lado consciente e ecológico da empresa. E não basta passar essa imagem, é preciso ter atitude e agir a favor destes comportamentos benéficos ao ambiente.