Nestes tempos tão atípicos. em que o confinamento e o teletrabalho têm contribuído para alguma desumanização, desgaste e cansaço das pessoas, é importante proporcionar a clientes, parceiros e colaboradores, experiências verdadeiramente diferentes e agregadoras.
Momentos partilhados e ao mesmo tempo intimistas, que reforçam o sentido de equipa, o sentimento de pertença e a cultura da marca ou empresa que os proporcionam.
E as masterclasses podem ser isso mesmo: momentos agregadores, humanos e enriquecedores. Neste sentido são um elemento a não descurar no marketing mix em termos de team building, employer branding ou affiliate programs.
Masterclasses | O que são masterclasses
As masterclasses vão muito para além de dar acesso a conteúdo informativo fiável ou a entretenimento de qualidade.
Uma masterclass é por definição uma aula (class) dada por um especialista (master) no tema que está a ser abordado.
Nos últimos tempos, no âmbito da economia de criadores que floresceu no universo digital, foram vários os profissionais que criaram e partilharam cursos online. Passando conhecimento, debatendo ideias e construindo um ambiente de partilha e aprendizagem.
Mas atenção, nem todas as iniciativas online são masterclasses. As masterclasses distinguem-se de outras propostas digitais, como os webinars, pelo facto de oferecerem:
- Conteúdo mais específico e personalizado;
- Interação real, ainda que em maior ou menor grau, consoante o número de participantes;
- Imersão, no sentido que é uma experiência participativa e que se pretende enriquecedora.
« As masterclasses oferecem conteúdo especifico e personalizado, interação real e imersão. »
Masterclasses | Para que servem e como funcionam
Uma masterclass pode ser uma ferramenta poderosa para juntar pessoas e equipas, e reforçar a sua coesão numa altura em que o teletrabalho é ainda de atualidade e que se mantêm regras de distanciamento e de limitação à interação física, ditadas ou impostas, pelo bom senso, pela vivência de cada colaborador e pela evolução da situação pandémica.
A quem se podem destinar? A colaboradores de uma empresa, a parceiros ou recomendadores e até a clientes, enquanto que experiências que complementam a sua customer journey.
Uma masterclass funciona como uma ação de team building, mais ou menos abrangente, que mistura DIY com dinâmicas de grupo, num ambiente que conjuga elementos virtuais e presenciais. O seu objetivo é de contribuir para reforçar:
- a coesão de pessoas e equipas,
- o sentimento de pertença (ou de identificação com uma marca ou empresa) e
- canalizar energias para um objetivo comum.
Nesse sentido, uma masterclass não pode ser demasiado normativa. Tem de estimular a criatividade, integrar elementos de playfulness e envolver um projeto ou objetivo comum. E abordar temas abrangentes e ao mesmo tempo agregadores, que podem ser tão dispares como o coaching, o gaming a cozinha, o mindfulness, o styling, a mixologia ou ainda o tiktokking.
« Uma masterclass pode ser uma ferramenta poderosa para juntar pessoas e equipas e reforçar a sua coesão. »
Masterclasses | A receita do seu sucesso
Uma masterclass deve sempre ser um processo de co-criação entre que os organizadores da mesma e a empresa ou marca que a contrata.
Na sua base, é um esqueleto complexo que exige planeamento, estrutura e equipa:
- Planeamento. Há que definir os conceitos a serem transmitidos, não na perspetiva de quem vai lecionar a masterclass, mas tendo em conta os soft skills que hoje em dia são prioritários para marcas e empresas. Com estes soft skills em mente, selecionam-se temas e profissionais para desenvolver os mesmos. Estamos na fase do esboço do evento, um momento de co-criação com celebridades e especialistas em que se definem conteúdos, o tom do evento e os touch points com a audiência. Em função do público-alvo e dos objetivos a empresa, um destes esboços será posteriormente selecionado e personalizado. Por último, testam-se formatos e conteúdos, por que como em tudo, a primeira impressão é a que vai ser decisiva e a última coisa que marcas e empresas necessitam nesta altura são iniciativas que não se diferenciem pela positiva.
- Estrutura. Dar uma masterclass em formato digital ou hibrido, implica como para qualquer evento, recursos humanos e técnicos dedicados. A escolha de uma boa plataforma de streaming é imprescindível, uma vez que a mesma condiciona a qualidade da transmissão e da interação pretendida. Mas não só. Estamos a falar num evento ao vivo, com captação de imagens, cenografia própria e interação em live, para o qual é necessário ter os recursos técnicos e humanos adequados. Para assegurar a qualidade e dinâmica do evento e as boas condições de transmissão, é importante escolher os parceiros certos, preferencialmente com experiência em produção e em organização de eventos.
- Equipa. Por fim, o ADN que mantem a estrutura deste esqueleto é o da equipa responsável pela sua conceção e execução. A que vai transformar o que é na sua base uma ação de formação e informação numa experiência imersiva, verdadeiramente participativa e que cumpra os seus objetivos. Onde o pré e pós evento já faz parte da magia e cada detalhe conta.
A este esqueleto que deve sustentar o corpo daquilo que é uma experiência de partilha, imersão e desenvolvimento pessoal, juntamos então os valores e objetivos da marca ou da empresa que a contrata e as especificidades do público-alvo a que se dirige. Esta é a fase da co-criação e da personalização do modelo da masterclass à medida das suas necessidades e restrições.
É aqui que se faz a diferença entre um comum evento digital e aquilo que vai ser um elemento agregador e diferenciador no marketing mix da sua estratégia de ativação de clientes, parceiros ou colaboradores. Pois qualquer experiência digital (ou hibrida) só pode aspirar ao estatuto de masterclass se cumprir a sua missão primeira: agregar e reforçar os laços entre e com o publico a que se dirige.
« Uma masterclass deve sempre ser um processo de co-criação entre que os organizadores da mesma e a empresa ou marca que a contrata. »
E justamente, estamos aqui para o ajudar a desenvolver e dar vida a esta ferramenta de marketing mix. Somos early adopters. Trazemos valências e experiência de ativação de marca do universo real para o universo digital. E é com uma visão omnichannel, que atuamos para amplificar a presença da sua marca, no universo digital, e mais além… Descubra o menu de masterclasses já pré-formatadas que podemos adaptar aos seus objetivos e necessidades. Fale connosco: marketshow@marketshow.pt
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