Os grandes festivais de música estão de volta. Depois de um vazio que mais pareceu uma eternidade. Mas o que mudou no universo dos patrocínios e eventos? E porque continuar a apostar nos mesmos na era do Marketing 5.0 ?

A verdade é que as pessoas tanto anseiam como temem o regresso dos grandes eventos. Estamos na era em que grandes (e pequenas) causas movem cada vez mais e de forma mais intensa os nossos públicos. Em que um patrocínio é cada vez mais uma forma de afirmação e de ativismo de marca. E que o mundo sem cookies é apenas uma realidade adiada em que as marcas têm de encontrar novas formas de atrair e qualificar leads e com isso diversificar os seus palcos de interação.

Descubra as tendências que nos movem em 2022.

Marketing 5.0 | Contextualização

Estamos na era do Marketing 5.0. Da oportunidade de integrar tecnologia com humanidade. De um marketing centrado nos dados e no desafio de personalizar e enriquecer a experiência do consumidor ao longo da sua customer journey. E isso inclui o universo dos patrocínios e eventos.

Em 2022, vamos assistir ao regresso dos grandes eventos, mas também a multiplicação de propostas mais direcionadas, e de menor dimensão que agrupam comunidades em torno de um tema ou propósito. O terreno ideal para a afiliação às marcas e para a hiperpersonalização das ações. É aqui que as marcas podem afirmar a sua diferença, no oceano azul dos novos eventos. Um oceano onde têm o seu espaço: o físico, o digital e sobretudo o híbrido, que veio para ficar.

O Marketing 5.0 veio (re)orientar as estratégias de marketing e alterar para cada marca o paradigma do onde, quando e como. É tão importante para as marcas assumirem valores e propósito claros e transparentes, como os demonstrarem e promoverem em espaços e eventos apropriados para o efeito. E é tão mais pertinente que estamos numa altura em que podemos aliar criatividade e tecnologia para hiper-personalizar interações, e para fazer a ponte entre o físico e o digital, fidelizando, mas também encurtando o funil de vendas.

“O Marketing 5.0 veio (re)orientar as estratégias de marketing e alterar para cada marca o paradigma do onde, quando e como.”

Tendências & insights | Os desafios dos eventos em 2022

A adaptabilidade da indústria dos eventos tem sido extraordinária e algumas tendências e insights são de assinalar:

  • Os eventos presenciais estão de volta, mas o híbrido veio para ficar. Os eventos estão a mudar na sua dimensão e formato. Os grandes eventos estão de volta, mas os micro-eventos estão a ganhar terreno. Movem comunidade mais pequenas, mas mais coesas em termos de valores, propósitos e atitudes perante a vida. Por outro lado, ainda há uma certa apreensão por parte de alguns públicos face ao conceito de grandes concentrações de pessoa. Isto tem implicações na forma como os organizadores têm de pensar os seus eventos e as marcas as suas interações nos mesmos. O formato híbrido é claramente um meio para ultrapassar esta questão e potenciar o alcance de cada ação.
  • O conteúdo continua a ser rei e o placo é cada vez mais entregue às questões sociais e ambientais. O consumidor atual espera que marcas e empresas tornem públicas as suas posições sobre questões sociais importantes. Os eventos vão, cada vez mais, estar ligados a temas relevantes para a sociedade, quer no seu conteúdo, como na sua operacionalização. São, portanto, uma plataforma eficaz para demonstrar valores, propósitos e sobretudo ação: walk the talk.
  • Viver num mundo sem cookies vai ser uma realidade no final de 2022. As marcas têm de estar aptas a criar alternativas para recolher dados sobre os seus clientes, e conseguir criar espaços de interação tendo em conta a segmentação desse mesmo público. As ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente vão ser muito importantes, tal como inquéritos, questionários aos participantes e conteúdo interativo, instrumentos a não descurar nas interações que têm como palco eventos e patrocínios.

“ Os eventos […] são portanto uma plataforma eficaz para demonstrar valores, propósitos e sobretudo ação: walk the talk..”

Eventos | Adaptabilidade e novas oportunidades

2022 é o ano do regresso dos grandes eventos e nomeadamente dos grandes festivais, que juntam multidões em torno da música: um tema agregador e transversal a toda a sociedade. Mas é também o ano para novos eventos e oportunidades de patrocínio. Em torno de temas cada vez mais valorizados como a sustentabilidade, a circularidade, a responsabilidade social, a saúde e o bem-estar. Em que se fala uma linguagem comum e a interação pode ser mais profunda e personalizada.

Estamos na era da mudança de paradigma das fast connections para as deep relations, entre as marcas e os seus públicos.

  • É importante, integrar na nossa estratégia de comunicação a presença em espaços e eventos físicos ou híbridos, que proporcionem uma experiência pessoal e autêntica com o consumidor. E em particular, naqueles que permitem assumir-nos como parceiros ativos de mudança.
  • Independentemente da dimensão e temática do evento, importa focar-nos em afunilar a nossa ativação e qualificar a nossa audiência. É aqui que criatividade, tecnologia e uma visão holística da estratégia de comunicação se devem aliar para criar espaços e interações diferenciadores.
  • E esta nova abordagem das ativações presenciais tende a estender-se à conceção do próprio espaço e a operacionalização de todo o evento. Pense na pegada ambiental da sua ativação. Na vida útil e impacto ambiental das suas ofertas. Na sustentabilidade e circularidade de matérias primas, stands, materiais de apoio e diversão. O futuro está nos espaços concebidos com materiais amigos do ambiente, alimentados por energias renováveis, no upcycling de stands e ativações, nas tecnologias de VR e AR, na integração de plataformas mobile, etc…

“ É importante, integrar na nossa estratégia de comunicação, a presença em espaços e eventos físicos ou híbridos, que proporcionem uma experiência pessoal e autêntica com o consumidor.”

E justamente em 2022, ajudamos a elevar a fasquia das ativações em eventos. Aliamos tecnologia, criatividade, sustentabilidade e espírito de inovação para criar novas oportunidades para a sua marca. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a presença da sua marca no universo fisco, digital e mais além…

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