O Pinterest é uma das redes sociais que não sai de moda. Aqui o conteúdo visual é rei. E a partilha de imagens e ideias são as principais motivações para a utilização desta rede social. São cerca de 442 milhões de utilizadores por todo o mundo (77% dos quais utilizadores ativos), que mantêm contacto direto com novos produtos e ideias através dos famosos pins do Pinterest. Uma oportunidade para as marcas em termos de Social Commerce!

“O Pinterest diferencia-se da Meta, do Snapchat, Twitter e Tiktok.”

O Pinterest soube criar uma proposta diferenciadora relativamente a outras redes sociais como a Meta, o Snapchat, o Twitter e o Tiktok. Enquanto que estas tem como objetivo a interação entre os utilizadores, o Pinterest têm como foco a descoberta de ideias. Neste sentido, os utilizadores tiram ideias das mais diversas áreas e podem marcar os Pins, isto é, podem gostar e salvá-los. O passo seguinte para esta rede social era quase evidente e certamente natural: adicionar funcionalidades transacionais a estes mesmos conteúdos.

Os utilizadores podem assim comprar o que desejam através das ideias que os inspiram. E os anunciantes criar e direcionar os seus conteúdos de forma mais pertinente e segmentada. Uma aposta do Pinterest no Social Commerce que traz claramente valor acrescentado a todas as partes envolvidas.

Pinterest | Uma aposta reforçada no Social Commerce

O Social Commerce surgiu como uma forma das empresas se aproximarem do seu público e angariarem ou fidelizarem clientes, ao venderem diretamente nas redes sociais. Uma tendência na qual o Pinterest tem apostado, através do desenvolvimento de perfis profissionais que dão a oportunidade às empresas de aprimorarem a experiência de compra dos seus clientes.

Recentemente, o Pinterest apresentou novidades para as empresas e ampliou a atuação na área do Social Commerce. Com o investimento na plataforma de compras por inteligência artificial, a THE YES, é possível colocar os produtos à venda como numa “montra”. Este novo recurso é um ambiente que potencia a conversão de leads.

“Os novos recursos não só permitem uma gestão mais fácil da compra de produtos como também permite criar uma imagem de capa e descrições personalizadas.”

Social Commerce no Pinterest | Uma tendência em alta

Com esta aposta continuada no Social Commerce, o Pinterest permite cada vez maior facilidade na gestão das gamas de produtos e um funil de vendas otimizado, graças a uma experiência de compra personalizada e automatizada. Não só o público pode comprar os itens favoritos a partir das diversas imagens inspiradoras que encontra, mas também as marcas podem melhorar a forma como se apresentam e atraem e fidelizam os seus potenciais clientes.

É possível a marcas e empresas criar uma imagem de capa e descrições personalizadas dos produtos. Mas também adicionar tags de produtos ao seus Pins, para que os mesmos sejam mais facilmente encontrados por potenciais leads. Entretanto, o vídeo que tem sido uma aposta constante no digital para facilitar o processo de decisão de compra, também aqui, tem permitido potenciar a conversão em comparação com as presenças estáticas. E tudo isto a partir de uma interface aprimorada para dispositivos móveis, que garante uma melhor experiência de compra.

Ou seja tudo é feito de forma a que a “comercialização” dos Pins, incentive os utilizadores a passar facilmente da inspiração à ação. Com resultados promissores em termos de intenção de compra e conversão.

“O Pinterest viu que os utilizadores mostraram uma intenção de compra 70% maior nos Pins de produtos marcados em imagens de cenas/marca do que nos Pins de produtos autónomos.”

 

#socialmedia #pinterest #digitalmarketing #marketing2022 #happybrands #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 4

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?