A melhor forma de envolver consumidores e marcas é através de histórias. O famoso conceito de storytelling, onde a arte de contar histórias permite transmitir uma mensagem de forma inesquecível. A evolução da tecnologia trouxe novas dinâmicas para contar essas mesmas histórias. E a realidade aumentada é a nova tendência. Aqui, os consumidores criam conexões com as marcas de forma emocional e menos racional, porque as experiências com a marca tornam-se imersivas e o controlo é maioritariamente do consumidor.
A pandemia acelerou a transformação das indústrias, e em 2024 prevê-se um crescimento da despesa mundial com tecnologias (como a realidade aumentada e virtual) de 72,8 milhões de dólares.
São as experiências mais sociais e partilháveis que alteram hoje o marketing das marcas.
Mas como é que a realidade aumentada e a realidade virtual estão a mudar as experiências desenvolvidas pelas marcas?
O que é a Realidade Aumentada?
É uma tecnologia que mistura o ambiente real com elementos virtuais. Com a realidade aumentada fazemos parte de um ambiente/espaço que realmente existe, mas vemos elementos sobrepostos a essa realidade. Esta difere da realidade virtual (VR) que leva o consumidor a fazer parte de um ambiente totalmente criado e construído para aquele momento. Neste caso, somos afastados do mundo real.
Utilizar a realidade aumentada no marketing, é como acrescentar mais uma camada de envolvime