Estivemos à conversa com Rui Carlota, o português com mais seguidores no TikTok

Rui Carlota tem 35 anos e reside em Almeirim (Santarém). O gosto pelos influencer e o marketing vem desde cedo, e sempre ambicionou um dia vir a ser criador de conteúdos. Mas o interesse em diferentes áreas levou Rui Carlota a dividir as suas duas paixões. Neste momento, trabalha na área da fisioterapia e em paralelo dá asas à sua criatividade no TikTok . É hoje o português com mais seguidores nesta rede.

Como surgiu a ideia de criar uma conta no TikTok ?

O TikTok  surgiu na minha vida, um dia, em dezembro de 2019. Tudo começou no meu local de trabalho, quando estava a fazer o tratamento a duas jovens com cerca de 15 anos.

Durante esses dias, sempre as vi “coladas” ao smartphone e às gargalhadas, até que perguntei do que se riam tanto. Responderam com um tom muito surpreendido, “mas o Rui não conhece o TikTok? ”. Respondi que não conhecia e que esse aplicativo era para jovens. Disseram-me: “Rui está enganado, a nossa professora também nos disse o mesmo, mas agora até está a gostar do TikTok”. Nesse dia decidi instalar o aplicativo, e claro que fiquei surpreendido.

“O TikTok  surgiu na minha vida, um dia, em dezembro de 2019”.

A partir daí, como se desenrolou tudo?

Desde o início percebi a potencialidade do aplicativo, o quanto ele poderia crescer e desenvolver-se futuramente. Nele vi uma oportunidade de puder crescer e fazer aquilo com que me identifico!

A minha intenção sempre foi ter uma página com conteúdo não original, algo que já tinha experimentado no Instagram, mas nunca o consegui! O TikTok  deu-me essa oportunidade, percebi o algoritmo, que era acessível e de fácil compreensão! Sabia que fazer crescer a minha conta com conteúdo original, iria ser muito difícil e se não és conhecido e vens do nada, é muito complicado conseguires ser bem sucedido no mundo digital.

Em agosto de 2020, chego a 1 milhão de seguidores, foi o momento de aproveitar e tentar juntar o útil ao agradável, entrar com o meu conteúdo original. Foi a partir deste momento, que vi que se estava a tornar algo mais sério.

“Em agosto de 2020, chego a 1 milhão de seguidores, foi o momento de aproveitar e tentar juntar o útil ao agradável, entrar com o meu conteúdo original.”

Tão sério que hoje em dia é o português com maior número de seguidores no TikTok …

Sim, é verdade: 4,2 milhões, aliás! Até ao momento sou o português com mais seguidores no aplicativo. Consegui tornar a minha página tão grande que expandiu pelo mundo inteiro! Nos últimos 60 dias, obtive mais de 300 milhões de visualizações dos meus vídeos, mais 600 mil novos seguidores e mais de 5 milhões viram o meu perfil!

Já começo a ser reconhecido e a trabalhar para algumas marcas que se vão rendendo ao potencial de “viralização” desta rede. Uma das quais a Licor Beirão, com um vídeo que obteve 173 mil visualizações. Mas o facto é que não faço disto uma obsessão, nem faço disto vida. É importante manter os pés bem assentos no chão ao mesmo tempo que dou asas à minha criatividade.

“Consegui tornar a minha página tão grande que expandiu pelo mundo inteiro!”

Fala em marcas. Acha que as mesmas estão a aproveitar devidamente esta app?

Já há muitas marcas portuguesas a apostar e a crescerem no TikTok: a Sumol, a Licor Beirão com quem já colaborei, a Rádio Popular,… Já se vê também as equipas profissionais de futebol a crescerem na plataforma, os canais portugueses também, entre outros. Recentemente, uma grande aposta, foi do Minipreço, que até pareceu na televisão.

Dito isto, acredito no potencial do TikTok. Não é só mais uma aplicação: veio para ficar. E gostava de ver mais conteúdos de marcas portuguesas, e crescer ainda mais em Portugal!

“E gostava de ver mais conteúdos de marcas portuguesas, e crescer ainda mais em Portugal!”

Alguma marca com que gostaria de trabalhar em particular?

Marcas! As marcas dão sempre prestígio ao influencer, é bom ser reconhecido por grandes marcas e por aquelas que apostam no TikTok. Uma que me deixou com uma experiência incrível, foi sem dúvidas a marca Licor Beirão, com uma equipa de marketing muito profissional. De resto, trabalho muito com marcas americanas.

Senão, a Sumol tem crescido muito no TikTok, tem um marketing espetacular. Era uma das marcas com que a qual gostava de colaborar.

A verdade é que o TikTok é não só um instrumento de promoção interno como uma porta aberta para o mundo, uma plataforma internacional que permite às marcas ativar publico em vários paises. E o público está lá, as visualizações falam por si!

Rui Carlota, Tiktoker

#TikTok #ruicarlota #influencermarketing #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 4.1 / 5. Vote count: 9

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?