Estivemos à conversa com Rui Carlota, o português com mais seguidores no TikTok
Rui Carlota tem 35 anos e reside em Almeirim (Santarém). O gosto pelos influencer e o marketing vem desde cedo, e sempre ambicionou um dia vir a ser criador de conteúdos. Mas o interesse em diferentes áreas levou Rui Carlota a dividir as suas duas paixões. Neste momento, trabalha na área da fisioterapia e em paralelo dá asas à sua criatividade no TikTok . É hoje o português com mais seguidores nesta rede.
Como surgiu a ideia de criar uma conta no TikTok ?
O TikTok surgiu na minha vida, um dia, em dezembro de 2019. Tudo começou no meu local de trabalho, quando estava a fazer o tratamento a duas jovens com cerca de 15 anos.
Durante esses dias, sempre as vi “coladas” ao smartphone e às gargalhadas, até que perguntei do que se riam tanto. Responderam com um tom muito surpreendido, “mas o Rui não conhece o TikTok? ”. Respondi que não conhecia e que esse aplicativo era para jovens. Disseram-me: “Rui está enganado, a nossa professora também nos disse o mesmo, mas agora até está a gostar do TikTok”. Nesse dia decidi instalar o aplicativo, e claro que fiquei surpreendido.
“O TikTok surgiu na minha vida, um dia, em dezembro de 2019”.
A partir daí, como se desenrolou tudo?
Desde o início percebi a potencialidade do aplicativo, o quanto ele poderia crescer e desenvolver-se futuramente. Nele vi uma oportunidade de puder crescer e fazer aquilo com que me identifico!
A minha intenção sempre foi ter uma página com conteúdo não original, algo que já tinha experimentado no Instagram, mas nunca o consegui! O TikTok deu-me essa oportunidade, percebi o algoritmo, que era acessível e de fácil compreensão! Sabia que fazer crescer a minha conta com conteúdo original, iria ser muito difícil e se não és conhecido e vens do nada, é muito complicado conseguires ser bem sucedido no mundo digital.
Em agosto de 2020, chego a 1 milhão de seguidores, foi o momento de aproveitar e tentar juntar o útil ao agradável, entrar com o meu conteúdo original. Foi a partir deste momento, que vi que se estava a tornar algo mais sério.
“Em agosto de 2020, chego a 1 milhão de seguidores, foi o momento de aproveitar e tentar juntar o útil ao agradável, entrar com o meu conteúdo original.”
Tão sério que hoje em dia é o português com maior número de seguidores no TikTok …
Sim, é verdade: 4,2 milhões, aliás! Até ao momento sou o português com mais seguidores no aplicativo. Consegui tornar a minha página tão grande que expandiu pelo mundo inteiro! Nos últimos 60 dias, obtive mais de 300 milhões de visualizações dos meus vídeos, mais 600 mil novos seguidores e mais de 5 milhões viram o meu perfil!
Já começo a ser reconhecido e a trabalhar para algumas marcas que se vão rendendo ao potencial de “viralização” desta rede. Uma das quais a Licor Beirão, com um vídeo que obteve 173 mil visualizações. Mas o facto é que não faço disto uma obsessão, nem faço disto vida. É importante manter os pés bem assentos no chão ao mesmo tempo que dou asas à minha criatividade.
“Consegui tornar a minha página tão grande que expandiu pelo mundo inteiro!”
Fala em marcas. Acha que as mesmas estão a aproveitar devidamente esta app?
Já há muitas marcas portuguesas a apostar e a crescerem no TikTok: a Sumol, a Licor Beirão com quem já colaborei, a Rádio Popular,… Já se vê também as equipas profissionais de futebol a crescerem na plataforma, os canais portugueses também, entre outros. Recentemente, uma grande aposta, foi do Minipreço, que até pareceu na televisão.
Dito isto, acredito no potencial do TikTok. Não é só mais uma aplicação: veio para ficar. E gostava de ver mais conteúdos de marcas portuguesas, e crescer ainda mais em Portugal!
“E gostava de ver mais conteúdos de marcas portuguesas, e crescer ainda mais em Portugal!”
Alguma marca com que gostaria de trabalhar em particular?
Marcas! As marcas dão sempre prestígio ao influencer, é bom ser reconhecido por grandes marcas e por aquelas que apostam no TikTok. Uma que me deixou com uma experiência incrível, foi sem dúvidas a marca Licor Beirão, com uma equipa de marketing muito profissional. De resto, trabalho muito com marcas americanas.
Senão, a Sumol tem crescido muito no TikTok, tem um marketing espetacular. Era uma das marcas com que a qual gostava de colaborar.
A verdade é que o TikTok é não só um instrumento de promoção interno como uma porta aberta para o mundo, uma plataforma internacional que permite às marcas ativar publico em vários paises. E o público está lá, as visualizações falam por si!
Rui Carlota, Tiktoker
#TikTok #ruicarlota #influencermarketing #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy