Numa altura em que nos aproximamos do Natal e a corrida às lojas começa a acontecer, é importante que as marcas proporcionem o melhor acolhimento e experiência de compra a cada consumidor. A Shopping Experience é sobre sentimentos, emoções e sensações. E é aquilo que  que as marcas devem despertar no público, principalmente nesta época onde o consumo se torna a palavra de ordem qualquer que seja o espaço.

A magia do Natal é feita de experiências e momentos memoráveis. As marcas que ousam fazer parte desta magia desenham experiências de compras inesquecíveis e autênticas que aproximam e conquistam consumidores. Descubra porquê e como melhorar a Shopping Experience neste Natal!

O que é a Shopping Experience? | A complexidade da experiência de compras

Muito frequentemente, quando pensamos em experiência de compra, associamos a um processo desde que o consumidor entra na loja (física ou online) até que o mesmo saia com as suas compras feitas. É um pensamento inconsciente que tem de ser melhorado, principalmente por marketers. Porque a experiência de compra é muito mais complexa.

A Shopping Experience é o globo completo de perceções que o consumidor recebe desde que encontra a sua loja ou marca, enquanto compra um produto ou serviço e até mesmo depois da compra estar concluída. Nesta altura em que a corrida às compras de Natal começou é essencial que as marcas marquem a diferença através dos sentimentos que despertam nos consumidores ao longo da sua costumer journey.

“A Shopping Experience é o globo completo de perceções que o consumidor recebe desde que encontra a sua loja ou marca, enquanto compra um produto ou serviço e até mesmo depois da compra estar concluída.”

E porque é que a experiência de compra proporcionada pelas marcas deve ser a melhor?

A experiência que os consumidores têm com as marcas em diversos momentos é o que determina a sua preferência pela mesma ou o seu abandono da costumer journey. A experiência positiva ou negativa é o que vai desencandear as tomadas de decisões do público. E como qualquer marca ambiciona o sucesso do seu negócio, é essencial captar e conseguir a lealdade do consumidor e potencial consumidor. É a partir daqui (de uma experiência de compra positiva) que o reconhecimento nasce e a preferência do público à marca aumenta. Atualmente, a experiência vale mais na mente do consumidor do que o próprio valor a pagar pelo produto ou serviço, e sabemos que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa Shopping Experience. Porque as emoções sentidas têm maior impacto do que um simples olhar para o produto. E isto é o principal diferencial entre as marcas.

A experiência de compra proporcionada pelas marcas deve ser a melhor para conseguir lealdade, consciência de marca e fidelização dos consumidores, e conquista de novos públicos.

“A experiência que os consumidores têm com as marcas em diversos momentos é o que determina a sua preferência pela mesma ou o seu abandono da costumer journey. A experiência positiva ou negativa é o que vai desencandear as tomadas de decisões do público.”

Os 4 pilares da Shopping Experience | Como preparar as experiências de Natal?

O consumidor atual tem acesso às marcas e lojas tanto no espaço físico como no espaço digital e a experiência de compra deve ser trabalhada em ambos os contextos. Para os marketers é crucial seguir uma linha que oriente a criação das estratégias de marketing para proporcionar a melhor Shopping Experience.

  1. Ambiente: A primeira impressão é sempre o que mais nos marca e funciona da mesma forma na jornada de compra. A experiência de compra dos consumidores começa por aquilo que vêem à sua volta como a decoração da loja, uma ação de marketing com um aspeto visual apelativo, loja online com cores de destaque, música ambiente em ambos os espaços que acompanha os consumidores e proporciona um ambiente de descontração, entre outras formas. Defina estratégias para melhorar a Shopping Experience tendo em conta o ambiente verdadeiramente natalício que já começamos a assistir. Pense em conceitos como conforto, família, icones característicos desta época. Dê mais vida visual à sua loja!
  2. Serviço: Direcione o contacto com o consumidor para uma relação de confiança e duradoura. O principal fundamento de uma boa Shopping Experience é construir relações de longo prazo entre marca e consumidores que incentivem à repetição de compras. Em loja física assegure o atendimento personalizado e detalhado, enquanto que na loja online tenha em atenção variáveis essenciais como a disponibilização de meios de pagamento, atendimento virtual e personalizado, velocidade das páginas e descrições detalhadas dos produtos.
  3. Transparência: Nesta era digital, os consumidores fazem um grande trabalho de pesquisa na Internet maioritariamente antes de tomar a decisão de compra. O valor da transparência é essencial para ser vista como uma marca honesta com as expetativas dos consumidores. Torne a sua marca única independentemente do ponto de contacto que o consumidor irá ter.
  4. Envolvimento: Um ponto de grande relevância dentro de uma boa Shopping Experience é o fator envolvimento. É importante que consiga envolver marca e consumidores através da comunicação em qualquer um dos espaços onde possa estar presente. Falamos do termo interatividade que os consumidores tanto apreciam por se sentirem especiais. E numa época em que todos procuram ser acarinhados, crie momentos de entretenimento e proximidade com o seu público.

“O consumidor atual tem acesso às marcas e lojas tanto no espaço físico como no espaço digital e a experiência de compra deve ser trabalhada em ambos os contextos.”

A verdade é que as marcas têm de permitir que as pessoas vivam verdadeiramente o Natal e sintam a sua magia em cada contacto. As experiências têm de ser mais do que nunca memoráveis, de entretenimento e felizes.

E justamente, estamos aqui para o ajudar a proporcionar uma nova experiência de compra aos seus consumidores. Aliamos tecnologia, criatividade, entretenimento e uma equipa feliz. Somos early adopters. E é com uma visão omnichannel que atuamos para amplificar a presença da sua marca no universo físico, digital e mais além…

Fale connosco: marketshow@marketshow.pt

 

#brandactivation #shoppingexperience #experientialmarketing #changeyourmindset #marketing #happypeople #happytalents #happybrands #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?