Plataformas de comunicação como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, entre outras… têm sido utilizadas por marketers com estratégias que permitem aumentar o alcance das marcas, gerar envolvimento e gerar mais receitas.

Há alguns anos, surgia o Snapchat. Uma aplicação de preferência entre os adolescentes e grupos de jovens. A descoberta e o impulso da era mobile, o novo entretenimento, a substituição das mensagens escritas por partilha de vídeos e fotografias entre amigos. E nesta altura, em 2011, as marcas evitavam este espaço, confusas com a sua potencialidade na criação de conteúdos.

Atualmente, o Snapchat já alcançou uma média de 218 milhões de pessoas ativas diariamente. Inovou em novos formatos de media, novos filtros e novos formatos de anúncios. Mais de 3 biliões de snaps são enviados diariamente. Cerca de 10 milhões de vídeos visualizados por dia. O Snapchat Marketing é hoje uma presença inteligente. Uma presença genuína e autêntica da marca, sem máscaras. Um campo fértil para as marcas que procuram aproximar os seus clientes e criar conteúdo criativo e de rápido consumo. Descubra como!

 

O que é o Snapchat?

É uma rede social instantânea, ao momento. O Snapchat é uma aplicação de troca de mensagens entre duas ou mais pessoas. Mensagens através de fotografias, de vídeo ou de texto que desaparecem em certo tempo. No Snapchat a comunicação é em tempo real e a visualização das mensagens só acontece uma vez.

As funcionalidades assemelham-se a algumas outras redes sociais já bem conhecidas pelos utilizadores. Aqui podemos adicionar histórias (em fotografia ou vídeo, com a duração de 24 horas), partilhar memórias de conteúdos já publicados anteriormente e dar outro sentido a cada mensagem com filtros e autocolantes. Mas tudo isto fica acessível apenas uma vez a cada utilizador.

O Snapchat é uma rede social de mensagens únicas. De natureza temporária que procura fluxos de interação o mais natural possíveis. Tem vindo a evoluir nas suas funcionalidades, e a correspondência ao universo digital e virtual dos dias de hoje, tornou o Snapchat uma ferramenta também para chats em vídeo e conteúdos exibidos em tempo real.

Como funciona o Snapchat? | Da criação de conta às funcionalidades

O Snapchat reúne funcionalidades de algumas outras redes sociais de sucesso entre os utilizadores. Sobre um olhar geral, esta rede social permite publicar fotografias e vídeos (com ou sem filtros) por 24 horas como no Instagram, enviar mensagens instantâneas (entre duas pessoas ou em grupo) como no Whatsapp, e mais recentemente iniciar transmissões ao vivo e em direto como no atual Twitch, por exemplo. Funciona de forma semelhante a outras redes com a diferença crucial que já referimos: o seu conteúdo é de tempo limitado.

Depois de configurar o seu perfil, o utilizador tem a possibilidade de encontrar contactos/amigos seus que já utilizem também a app. E aqui começam a dar origem à sua primeira comunidade. Funciona por convites de amizade no Snapchat, para ter acesso a outros perfis e aos conteúdos partilhados pelos mesmos. Podem sincronizar as suas listas de e-mail ou números de telemóvel e descobrir quem dos seus contactos está presente no Snapchat, ou pesquisar por nomes de utilizadores.

Depois é tempo de dar uso à rede social. Nesta fase pode criar os chamados snaps (através de uma fotografia ou vídeo, e adicionando ou não filtros aos mesmos); iniciar uma conversação com um contacto através de vídeochamada; divertir-se com os filtros animados do Snapchat (que dão novos aspetos e formas ao seu rosto ou animações em 3D); assistir ou iniciar uma transmissão ao vivo.

Outra funcionalidade interessante no Snapchat, é a pontuação de cada utilizador nesta rede social. Aqui mostra o quanto ativa é cada pessoa na app. Quanto mais pontuação tiver, mais troféus poderá desbloquear.

Snapchat Marketing | Como utilizar o Snapchat para a sua marca?

Marketing através do Snapchat é possível tendo em atenção que o conceito desta rede social é diferente de outras. É uma aplicação de mensagens personalizadas, real-time video, emojis e conteúdo puro e cheio de personalidade própria. Neste espaço é de evitar as mensagens meramente comerciais e que se tornam aborrecidas ao utilizador. Aqui pensa-se fora da caixa, cria-se conteúdo de experiência e histórias divertidas. E se o lado meramente comercial não é bem aceite, porquê utilizar o Snapchat Marketing?

A resposta é simples: menor concorrência e mais oportunidade, não existem algoritmos que ditam a posição de conteúdos (não são escondidas publicações aos utilizadores), não existem conteúdos de link para afastar o tráfego da interação com o seu conteúdo. É a melhor forma de engagement sem distrações, e como fruto do próprio objetivo da app, interagir da forma mais natural possível.

1. Divulgação do perfil da marca: Utilize outros canais de comunicação da sua marca para partilhar com o público o seu novo espaço. Gere não só novos utilizadores para o Snapchat, como inclua a sua audiência em novos tipos de conteúdo da sua marca.

2. Crie conteúdos relevantes e out-of-the-box para a sua marca: Divirta o seu público, mas traga valor acrescentado. O mais importante em qualquer formato de conteúdo nesta rede social é fazer com que o público queira sempre ver mais conteúdos.

3. Crie promoções exclusivas aos utilizadores do Snapchat: Não só como meio para reter o público, mas para aumentar a interação. Um exemplo, são as ofertas de algo ou desconto em troca de um printscreen de um conteúdo. E estas são campanhas rápidas e que captam a atenção dos utilizadores. Uma visualização única, uma oportunidade de não perder algo em troca daquela marca.

4. Exclusividade nos conteúdos: Como já referimos acima, o conceito do Snapchat é diferente de outras redes. Não utilize a comunicação de outros espaços. Torne a sua marca dinâmica e única.

5. Transmissões em direto: Tem sido uma das formas de comunicação mais preferida por todos os públicos. E aqui não é excepção, o ao vivo e a cores. Mas há um ponto a reter, é que aqui não são guardadas lives para ver mais tarde. Ou está atento, ou perdeu um bom momento.

6. Influencer marketing: Não é novidade, mas é também uma forma de tornar viva a sua marca no Snapchat. Escolher a personalidade certa, fazer a ligação entre o público do Snapchat, do influenciador e da sua marca. Criar o mix perfeito para que esta rede social faça parte da sua estratégia de marketing de influência.

7. Snap Ads: É possível criar anúncios no Snapchat que captam de forma rápida a atenção do utilizador. São 10 segundos no máximo, em que o seu conteúdo pago é visível entre a visualização de snaps.

A praticidade do Snapchat no marketing | Como usar?

No mundo do marketing, o Snapchat pode ser a rede social certa e inovadora para a sua estratégia. E para que tipo de momentos utilizar? Damos-lhe alguns exemplos para a presença da sua marca no Snapchat:

  • Lançamentos de produtos ou serviços:

Atualmente, o digital é a primeira montra que o cliente vai ver. É uma oportunidade de apresentar o novo produto ou serviço da sua marca de forma exclusiva, ao seu público do Snapchat. E claro, com fotografias ou vídeos dinâmicos e divertidos.

  • Concursos e promoções:

Campanhas flash. Utilizar a visualização temporária de conteúdos a favor da sua marca. Aqui, pode aumentar o nível de engagement entre marca, seguidores no Snapchat e novos públicos. Crie conteúdos que incentivem à partilha ou envio para amigos.

  • Behind the scenes:

Qualquer público gosta de ver os momentos antes das coisas acontecerem. Utilize o Snapchat para partilha de conteúdos sobre o processo de fabrico de um produto, sobre a preparação de um evento da marca, sobre os elementos da equipa… Seja transparente na comunicação.

O Snapchat já é palco de estratégias de marketing para algumas marcas. É o caso da Taco Bell, que utilizou a aplicação para lançar o seu novo produto: Spicy Chicken Ranch Doritos Super Tacos Locos. Utilizou o Snapchat para criar um mini vídeo de 6 minutos, no tapete vermelho do MTV Movie Awards. Porque funcionou? Inovação, combinação de momentos, e estimulação do interesse dos seguidores. Ou a Amazon, que fez do Snapchat o espaço para oferecer códigos exclusivos para descontos em compras por tempo limitado. A NASA não fica atrás das tendências, e marca presença no Snapchat com entrevistas breves com figuras da indústria, onde desmistificam fenómenos e explicam tópicos complexos.