Já todos ouvimos falar de redes sociais, e quase diariamente. Já instalámos novas apps para experimentar tudo o que trazia de novo. Muitas vezes, acabamos por dar este universo das redes sociais por garantido e descontinuado, como se houvesse uma realidade limite para cada uma.

Mas a verdade, é que o universo das redes sociais não tem limites e está em constante mutação. A evolução tecnológica acontece num piscar de olhos, e todos os dias surgem novas ferramentas ou atualizações que nos desafiam ao próximo passo de experiência. E será que já ouviu falar de todas as inovações nas redes sociais em 2021?

Hoje trazemos-lhe um resumo do que se tem passado no universo das redes sociais, as novas funcionalidades que vêm anunciando e as ferramentas que dão um novo boom a cada uma.

Facebook | Novas iniciativas de sensibilização para as alterações climáticas

O Facebook assumiu a defesa do meio ambiente com a expansão do Centro de Informação sobre Ciência Climática. O objetivo é de ligar utilizadores desta rede social a informações climáticas necessárias e precisas, que contribuem para uma educação da sociedade sobre as condições atuais. O serviço foi lançado em 2020 e conta agora com novos recursos como vídeos e jogos de perguntas e respostas, para estimular o entretenimento e a aprendizagem.

Facebook | Novo lançamento “Campaign Ideas Generator”

No mundo atual onde a criatividade é posta ao limite, as fontes de inspiração e ideias são o melhor porto de abrigo para marketers e criadores de conteúdo. O novo Gerador de Ideias de Campanhas no Facebook, é uma ferramenta bastante útil neste contexto. Seleciona o tipo de negócio e a plataforma dá-lhe alguns designs de campanhas pré-fabricadas, inspirações para cada caso e novos recursos intuitivos.

Facebook | Fantasy Games… o universo dos eSports

Ao longo do último ano, os eSports ganharam vida em quase todas as plataformas e o Facebook não é exceção. No início de Setembro, anunciou o “Fantasy Games”. Um espaço onde os utilizadores podem competir para prever resultados de eventos desportivos em ambientes virtuais. Os jogadores presentes podem criar ligas de competições públicas ou privadas para partilhar com outros membros as suas escolhas e previsões. Ainda só está disponível nos Estados Unidos e Canadá, mas com a perspetiva de chegar a todo o mundo.

Instagram | Anúncios no separador loja

O separador loja foi lançado em 2020, e funciona como montras digitais onde as marcas demonstram os seus produtos. Já teve tempo de mostrar o seu poder, tanto para as marcas como para os utilizadores que veem na loja do Instagram um espaço de compra imediata sem se sentirem perdidos na sua jornada de compra. Agora, as marcas de todo o mundo já podem aumentar o seu alcance no separador loja com os anúncios para promover listas de produtos.

Instagram | O swipe up deu lugar a um novo sticker

A função de deslizar para cima em stories já é conhecida por todos, mas agora ganha novo destaque e é substituído por stickers. Estes autocolantes continuam a permitir às contas com mais de 10 mil seguidores, adicionar um link de ligação à sua história, para facilitar as pesquisas dos utilizadores e seguidores em encontrar determinado produto. Mas agora com um novo formato, o sticker.

Instagram | Agora as histórias também têm tradução

A ideia é tornar cada comunicação perceptível por cada utilizador do Instagram, seja de que nacionalidade for. Nos posts já era possível a tradução direta do que estava escrito em cada descrição, agora é a vez dos Instagram stories. A nova atualização apresenta nas stories um ícone de chat que traduz o texto presente em mais de 90 línguas. Os áudios e legendas ainda não estão disponíveis para tradução automática mas o Instagram não descarta esta hipótese.

LinkedIn | Os utilizadores têm o maior poder de segmentação

No início deste ano, o LinkedIn deu novas funcionalidades e o poder de escolha sobre a sua privacidade aos utilizadores. Cada perfil, depois de fazer uma nova publicação, tem a possibilidade de controlar que vê e dar permissão (ou não) de comentários a determinadas pessoas.

LinkedIn | As histórias que fazem a delícia dos utilizadores

Não é novidade no mundo das redes sociais, mas é a novidade deste ano no LinkedIn. A introdução de histórias nesta rede social permite também impulsionar a ligação entre membros. De forma pessoal e direta. E como isto não era suficiente, o LinkedIn apresentou a funcionalidade com um dos complementos mais importantes, a possibilidade de utilizar links em swipe up. Os estudos de agora remetem para a funcionalidade de interação direta entre utilizadores, através do chat ao vivo.

LinkedIn | Anúncios de Eventos e facilidade de integração

Os últimos tempos têm sido maioritariamente virtuais. A pensar nessa atualidade, o LinkedIn criou a opção de promover eventos com ferramentas especificamente criadas para o caso. A nova funcionalidade permite uma ligação mais fácil entre eventos de marcas e potenciais clientes, também como possibilita a inscrição em enventos diretamente a partir da página, sem que para isso seja necessário criar outros websites externos para o efeito.

Hoje falámos de updates em redes sociais bastante comuns a perfis pessoais e profissionais. O Facebook, Instagram e LinkedIn representam um triângulo “quase” obrigatório para a presença das marcas, antes mesmo de voar até novas redes que surgem num piscar de olhos. Mas as evoluções acontecem frequentemente. Para acompanhar o mercado, para fazer frente a plataformas concorrentes, para atrair sempre novos utilizadores. O importante é compreender a magia de cada uma, e que o crescimento não tem limites.

 

#marketingtrends #digitalmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #wemakeithappy #marketshow

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?