Já ouviu falar de uma rede social que junta criadores de conteúdos e moedas virtuais como recompensa? Estamos a falar da rede social Steemit. Uma rede que surge em 2016 como alternativa às plataformas tradicionais como o Facebook ou um Twitter, e que impulsiona e reconhece o trabalho de quem cria conteúdos.
O conceito do Steemit passa por recompensar os criadores de conteúdos através de criptomoedas. Os likes em publicações valem dinheiro para os criadores porque a rede social remunera quando vê valor no seu conteúdo.
Steemit é sobre reputação, conteúdos exclusivos e moedas virtuais. Mas para as marcas, é uma rede social de viralização de conteúdos que impulsiona a estratégia digital e notoriedade no universo virtual. Descubra como!
O que é o Steemit?
É uma rede social que conecta pessoas através de conteúdos. Já não é novidade a descoberta de novas plataformas que permitam diferentes pessoas partilhar conteúdos dos seus interesses. Aqui, a diferença é que nesta rede social os criadores de conteúdos são reconhecidos e recompensados com criptomoedas, que mais tarde podem vir a tornar-se dinheiro real.
Nesta rede, todos os utilizadores importam e são reconhecidos. Tanto quem cria conteúdos próprios, como quem protege e vota em conteúdos de valor. O Steemit paga para melhorar a sua reputação na rede e incentiva à criação de conteúdos exclusivos e de qualidade.
Como funciona o Steemit?
A questão que fascina os utilizadores para esta rede social é: se todos os utilizadores são recompensados monetariamente, como funciona o Steemit para gerar moedas?
No Steemit ganha dinheiro quem cria conteúdo próprio, pelo trabalho e dedicação; e quem contribui para manter a rede com um alto nível de qualidade nas publicações, pela votação. E quem comenta para gerar discussões entre utilizadores, também recebe uma recompensa por gerar interação. No fundo, o funcionamento da rede social Steemit é feito de utilizadores para utilizadores. O objetivo da rede é desenvolver um algoritmo de avaliação de contribuições individuais para a rede.
Mas nesta plataforma, nem todos são recompensados com o mesmo valor. Existem 3 tipos de moedas virtuais:
- Steem: É uma unidade usada nas compras e vendas por dinheiro real. Podem ser trocadas por bitcoins, e ao fim de determinado tempo perde valor no mercado porque surgem novas unidades.
- Steem Power: Esta unidade monetária é indicada para ações a longo prazo. Durante dois anos não podem ser vendidas, e neste caso possui uma propriedade na rede. Quantas mais moedas deste tipo tiver, mais o voto do utilizador vai valer.
- Steem Dólar: Nesta unidade as moedas não perdem o seu valor. Esta é uma moeda estável e segura que pode ser vendida a qualquer momento. É a moeda mais utilizada como forma de pagamento a quem cria conteúdos.
E como construir personalidade de marca no Steemit? | Estratégia de marketing
Como em qualquer rede social, o Steemit não é exceção no que respeita a trazer algum sentido e significado para os utilizadores. Enquanto marca, há que construir personalidade e notoriedade com uma presença de valor:
– Imagens de perfil de qualidade e títulos descritivos do perfil de marca;
– Consistência nos conteúdos da marca. O Steemit funciona pela reputação que tem dentro da rede social e por quem se interessa pelos seus conteúdos;
– Liberdade de expressão. No Steemit podemos criar conteúdos de qualquer tema, fazemos parte de comunidades que seguem diferentes paixões e que contribuem para a melhoria da sociedade.
– Pertencer a várias culturas e compreender as diferenças. O Steemit permite explorar conceitos de diferentes ângulos, onde a sua marca pode marcar presença e compreensão pelos utilizadores que partilham de opiniões diferentes.
Steemit Marketing | O poder de viralização
A rede social Steemit tem o poder de tornar conteúdos e marcas virais. O principal foco é construir conteúdos de valor acrescentado e de qualidade para que os utilizadores reparem e apelem à interação com o mesmo.
Em primeiro lugar, defina qual a área de especialização que procura abordar e em qual procura reforçar a sua posição. Todas as publicações devem assim ser direcionadas a determinado público-alvo, que se interesse pelo mesmo tema e venha a criar ligação com a marca.
Depois, torne a sua marca diferenciável. Uma única publicação sobre determinado assunto pode ter o mesmo conteúdo que outros concorrentes, mas pode ser comunicada de forma alternativa e criativa. Isto fará com que a sua marca seja reconhecida e fará diferença também na sua recompensa. É quase como um esquema em pirâmide, se trouxer mais utilizadores para as suas publicações, consequentemente traz mais recompensas e melhora a sua reputação.
No Steemit todos ganham! E o que precisa? Consistência, qualidade e uma estratégia de marketing de conteúdos excelente. Aventure-se nesta rede social!
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