Mensagens instantâneas – simples, rápidas, seguras, e sincronizadas em todos os seus dispositivos. O Telegram é uma das 10 aplicações mais descarregadas do mundo. Em janeiro deste ano alcançou os 500 milhões de utilizadores ativos, nomeadamente em detrimento do WhatsApp. Este serviço de mensagens encriptadas, focado em velocidade e segurança, tem vindo a ganhar terreno face crescentes preocupações com a privacidade e o poder das maiores empresas tecnológicas.

Descubra este espaço cheio de novas funcionalidades!

O que é o Telegram?

É uma aplicação de troca de mensagens que foi lançada em 2013. O Telegram é uma multiplataforma que funciona em qualquer dispositivo (smartphones, tablets ou computadores).

Aqui, os utilizadores podem fazer chamadas ou enviar mensagens de texto ou voz, partilhar fotografias ou vídeos e enviar ficheiros. Pode também criar grupos de conversas ou canais para garantir uma melhor interação. A sua grande mais valia: rapidez e segurança.

As funcionalidades do Telegram | O valor acrescentado numa aplicação

É natural que os utilizadores façam comparações desta aplicação com outras de uso mais popular, como o Facebook messenger ou o Whatsapp, porque na verdade o intuito é o mesmo: interagir. Mas o Telegram veio surpreender utilizadores e marcas, que reconhecem os benefícios desta utilização.

1- Tamanho dos anexos

No Telegram podem ser enviados ficheiros que podem ter até 1,5 GB. Esta é uma vantagem considerável comparado com os tamanhos máximos permitidos em qualquer outra aplicação.

2- Personalização do perfil de marca/empresa

Aqui, a biografia de cada utilizador diz muito sobre si. E no caso de marcas ou empresas pode personalizar todos os dados do seu negócio, desde a imagem e nome de perfil, até incluir uma ligação direta para o seu site. O Telegram para além de um canal de comunicação, pode funcionar como gerador de tráfego para o website da marca.

3- Funcionalidade dos ficheiros em áudio

Enviar mensagens de voz é cada vez mais utilizado entre todas as faixas etárias. É prático. É mais rápido do que escrever uma mensagem de texto. No Telegram existe a possibilidade de acelerar a reprodução do áudio, para que ainda perca menos tempo.

4- Grupos de conversa para todos os gostos

Já todos conhecemos esta funcionalidade de outras aplicações, mas o incrível do Telegram é que os grupos de conversas podem ter até 200 mil participantes. Imagine o público que pode atingir. Ainda assim, é possível fixar mensagens para que não se perca nada importante no meio de outras conversas, e editar mensagens depois de enviadas.

5- Canais de interação

O Telegram permite criar canais para partilhar conteúdos exclusivos. A comunicação é feita também para um elevado número de pessoas, mas que aqui não podem participar numa conversa. Apenas os administradores de cada canal estão habilitados a partilhar conteúdo.

O Telegram | Uma ferramenta de marketing a considerar?

Já temos vindo a abordar a utilização de redes sociais e plataformas em estratégias de marketing para as marcas. E no caso do Telegram, porque a devemos considerar?

– Para marketers, é uma forma de manter o público-alvo informado. Através dos canais podemos criar comunidades de clientes e possíveis clientes, e partilhar comunicações exclusivas ao Telegram.

– Facilita a comunicação entre marca/empresa e a sua audiência. Pode criar conversas de grupo com um grande número de pessoas, ou segmentar o público e criar chats específicos.

– Possibilita o acompanhamento da marca ao consumidor a qualquer hora e dia. E não precisa de estar online no escritório 24 horas por dia, o Telegram permite criar chatbots. Assistentes virtuais online que respondem a perguntas frequentes, averiguam processos de encomendas, e ajudam na tarefa diária do suporte ao cliente.

– O Telegram é mais um canal de tráfego de visitantes para o seu website. Utilize-o para partilhar links para páginas de destino específicas, para onde quer encaminhar o utilizador.

– Engagement. Como qualquer desejo de marketer, aumentar o envolvimento dos utilizadores é possível com o Telegram. Crie sondagens para conhecer a opinião dos consumidores. Crie um quiz rápido para descobrir o conhecimento do utilizador sobre a sua marca.

Telegram e Marketing Digital | Como o utilizar na sua estratégia?

O Telegram é uma ferramenta bastante versátil. É, portanto, igualmente importante utiliza-la de forma personalizada e interconectada:

  • Crie um canal interno para gestão de equipas: O conhecimento da aplicação começa internamente, e só depois é possível explorar o Telegram para a sua audiência. Comece por criar um canal de equipa, ou vários canais diferenciando os setores, para gerir atividades diárias, partilhar ficheiros ou realizar chamadas para reuniões.
  • Crie canais para os seus consumidores: É tempo de compreender a importância da segmentação e personalização. Não inclua todo o seu público-alvo num só canal. Crie vários canais consoante idades, personalidades, tema de discussão, objetivos de comunicação…
  • Crie grupos de debate para produtos ou serviços específicos: Os grupos possibilitam a interação dos utilizadores. Podem participar ativamente nas conversas. Discutir estratégias. Partilhar opiniões. Mas neste caso, esteja sempre atento para moderar a conversa e não deixar a sua marca nãos mãos dos utilizadores apenas.
  • Crie e partilhe no Telegram conteúdo de valor ao público-alvo: É possível aliar uma aplicação de troca de mensagens a uma estratégia de marketing de conteúdo. Construa pequenos materiais de informação e partilhe nos canais da sua marca. Mantenha o seu público atualizado sobre assuntos de interesse da marca ou relacionados com o mercado.
  • Estratégia de curadoria: Não utilize os canais e grupos para falar exclusivamente da sua marca e da sua presença no mercado. Há espaço para conhecimento e outros pontos de vista. O Telegram funciona como uma rede social, é importante partilhar informação e conteúdos relacionados com a sua área de atuação mas de outros autores ou estudos realizados. Fortalece a credibilidade da sua marca e não satura a sua audiência.
  • Crie bots para automatizar o marketing da sua marca no Telegram: São como assitentes virtuais que automatizam mensagens. Os bots programados corretamente conseguem responder a perguntas básicas, enviar documentos aos utilizadores e acompanhar encomendas se for o caso. Ajudam na gestão diária da moderação dos grupos, sem ser necessária uma equipa disponível 24 horas.

Telegram | The latest news

Como a maioria das redes socias, também o Telegram está em constante evolução.

Um dos grandes destaques são as chamadas de video em grupo, que permitem agora 1000 pessoas em simultâneo. A partilha de ecrã com outros utilizadores é também uma melhoria atual do Telegram. E last but not least, a privacidade de cada utilizador mantem-se o centro da aplicação, com a eliminação dos chats ao fim de um mês.

É sem dúvida um canal de comunicação a explorar e a acompanhar, onde há espaço para todas as audiências, para todas as comunidades e para todas as marcas. Sem interrupções. 24h por dia.

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