Marketing e ativação em 2021

Após um ano de incertezas e readaptação constante, surgem novas oportunidades de marketing e de ativação para marcas e empresas. O que importa não é olhar para trás, mas sim ser ágil na inevitável adaptação à nova normalidade que chega com 2021. Há que confiar nos nossos instintos e experiência. E não hesitar em apostar em novas formas de comunicar e ativar, em muitos casos em território ainda desconhecido.

Employer branding, marketing interno e novo empreendedorismo…

2021 traz novos desafios e necessariamente novas abordagens para as empresas, em termos de envolvimento de equipas e parceiros e de mudanças no pensamento estratégico e na condução dos negócios. Agilidade, inovação e resiliência são mais do que conceitos: são factos. E a participação positiva de todos é mais do que nunca crucial. Tal como a determinação de continuarmos a caminhar… juntos… com a mesma convicção e o mesmo propósito.

O employer branding ganha assim importância no seio da empresa. Tal como as ações de comunicação e ativação internas, verdadeira coluna vertebral das empresas. Em particular para aquelas em que o teletrabalho ganhou estatuto próprio.

O que acreditamos que se irá manter ou acelerar em 2021? O downsizing de sedes e escritórios. O advento de novos conceitos de cowork, deslocalizados. A remodelação urbana em prol do conceito de smart cities. A micro multiplicação de uma nova economia de criadores cujos pilares residem no digital e na tecnologia. Surfam nas tendências do saudável, do personalizado, do feito na hora. E na sua globalidade são challengers de peso face às marcas e empresas que reinavam no pré-covid.

Tendências e insights | Digital e Redes sociais

A utilização de redes sociais tem novos propósitos e novas ligações que podem ser interessantes para manter a sua posição em 2021. Os utilizadores procuram consumir notícias, opiniões, partilhar experiências com outros perfis e ter um acompanhamento personalizado nas diferentes redes. Compreender o comportamento e as ideias do consumidor nestas plataformas, é uma forma de conduzir a sua estratégia pelo caminho certo.

A criação de loja online foi um grande impulso de 2020 para muitas marcas e pequenos empreendedores, e continuará a ser tendência para o próximo ano. Plataformas que evitam a deslocação do consumidor ao espaço físico, que permitem que o mesmo tenha acesso imediato ao que procura e que por vezes levam a customização até ao limite. Tudo isto, com o devido acompanhamento em todo o processo de compra.

Para não falar da revolução tecnológica e de conteúdos que está em marcha, com o vídeo, a realidade virtual e a realidade aumentada a imporem-se como facilitadores do processo de compra e ativação.

Marketing de conteúdo: the sky with no limits

O conteúdo apresentado ao consumidor é um aspeto crucial para manter ou não o seu interesse, e conseguir um potencial cliente. A partilha de conteúdo que seja relevante, que torne os utilizadores e seguidores envolvidos, e a capacidade de os tornar em conteúdos interativos são pontos que devem ser reforçados na sua estratégia de marketing e ativação.

E a possibilidade de criar experiências diferenciadoras em termos de marketing de conteúdo é exponencial, face ao desenvolvimento da tecnologia que diariamente faz recuar os limites do impossível em termos de interação e imersão.

2021 vai igualmente ser o ano em que novos formatos de entretenimento vão continuar de surgir, empurrando as marcas para territórios desconhecidos.

As novas gerações encontram-se em espaços cada vez mais herméticos à influência das marcas e levam atrás delas outras fascinadas pelos mesmos. Discord, Steam, aplicativos dedicados a podcasts, eventos digitais, vídeos, e-sports, … estes são os termos que definem uma nova realidade que veio para ficar. Estamos na década onde a revolução de entretenimento se acelerou, com novos formatos e novas redes de interação que as marcas não podem continuar a ignorar. 2021 tem ser o ano da ousadia, da aposta no que é novo e diferente, no small but beautiful, no customizado e customizável, nos planos de comunicação fora dos caminhos batidos.

Life is a box of chocolate: hybrid and connected

O mundo deixou de ser preto ou branco. Ao vivo ou on-line. 2021 é o ano do híbrido, da fusão entre o físico e o digital, dos eventos e ações sem barreiras como o tempo e o espaço. E das ativações sem papas na língua. Pois as pessoas esperam que marcas e empresas sejam responsáveis e ajam em conformidade com o bem maior: em prol do bem-estar, do ambiente, da justiça e da civilidade. É mais do que nunca hora de dar prioridade às ativações sustentáveis e com propósito. De tomar posição e agir! 2021 deverá ser como uma caixa de chocolate, mas daquelas em que o marketing e as novas formas de ativar estão aqui para ajudar as pessoas a não terem mais surpresas para além daquelas que as fazem felizes e ajudam a construir um mundo melhor!

Descubra as novas experiências que podemos desenhar para a sua marca! De forma adaptada, sustentável e seguindo novas tendências e insights de marketing e ativação. Fale connosco por whatsapp: 911 105 495, email marketshow@marketshow.pt, ou nas nossas redes sociais.

#marketingtrends #sustainability #brandactivation #livestreamvideo #contentmarketing #newinsights #eventosdigitais #socialmedia #celebratethenewnormal #changeyourmindset #happypeople #happytalents #wemakeithappy #marketshow

Tendências e insights para 2021 | Marketing e ativação Tendências e insights para 2021 | Marketing e ativação

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 7

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?