O TikTok já não é novidade em Portugal. Se ao início começou por ser utilizado maioritariamente por grupos jovens como simples forma de entretenimento, hoje chama a atenção de marcas e empresas. Algumas já aqui marcam presença, outras esperam compreender melhor a sua potencialidade e outras tantas mantêm-se ainda afastadas desta rede social. Mas a verdade é que durante a pandemia, os utilizadores de TikTok aumentaram em grande número, são cerca de 1,7 milhões em Portugal, e tem-se revelado uma oportunidade de marketing e engagement nunca antes conseguida.

Mesmo quem não tem uma conta criada no TikTok e não sabe como utilizar, de certeza que já viu vídeos feitos nesta rede social. A viralização salta barreiras entre redes sociais e é partilhada igualmente pelo Instagram ou Facebook.

Descubra como funciona o TikTok… e algumas dicas para fazer desta rede social a sua estratégia!

O que é o TikTok?


O TikTok é uma aplicação que foi criada em 2017 com o objetivo de promover o entretenimento entre pessoas. Rapidamente foi “absorvida” pelos jovens que não perderam tempo em criar vídeos curtos com pequenas danças que se tornaram virais. Lançaram e participaram em desafios criados por figuras públicas, e deram o enfâse pretendido a este espaço digital que começava a surgir. Pouco depois, o número de utilizadores alastrou, e deixou apenas de funcionar por um público jovem para ser adorado por todas as faixas etárias. Porque todos procuram uma parte de lazer na rotina do dia-a-dia, e esta foi uma forma fácil de contornar a situação pandémica desde há um ano. Hoje, é a quarta rede social com mais utilizadores em todo o mundo: 689 milhões de contas criadas no TikTok.

Quais as principais utilidades do TikTok?


Esta rede social funciona pela criação de pequenos vídeos, agora com a duração máxima de 1 min. Na maioria das vezes são utilizadas músicas de fundo, vozes ou sons característicos de alguma situação, ou efeitos que servem de humor aos conteúdos criados. É possível acelerar vídeos ou desacelerar, conforme a preferência de cada utilizador. No fundo, uma biblioteca de opções para dar a cada vídeo o seu toque pessoal.

A interação entre contas de utilizadores no TikTok funciona pelos comentários, gostos e partilhas dos vídeos, e muito pela participação em desafios lançados. Mas não precisa criar conta e ver conteúdos apenas das pessoas que segue, existe a página de conteúdos recomendados, que lhe mostra vídeos semelhantes aos seus interesses e ao seu perfil traçado no TikTok. E aqui há de tudo, de vídeos de maquilhagem a decoração, de receitas a artesanato… Os vídeos do TikTok são hoje um meio de comunicação a não deixar escapar.

E qual a posição das marcas nesta rede social?


No último ano, o TikTok tornou-se uma fábrica de tutoriais, de curiosidades, de descontração, de dicas, de conteúdos de humor… Uma fábrica de engagement que as marcas se viram “forçadas” a integrar para não serem ultrapassadas pelas próprias tendências. E depois de estarem no TikTok, comprovaram o seu sucesso junto do público.

Mas há uma resposta muito simples à questão: “Se principalmente é uma forma de entretenimento, porque as marcas devem estar aqui?”. Porque é aqui que as pessoas estão. E qualquer marca é feita de pessoas, que são a origem da sua continuidade. O TikTok está cada vez mais a ser palco de campanhas de marketing e trabalho cruzado de influenciadores. E aqui, há que escolher com o devido cuidado, qual a personalidade certa que melhor representa a sua marca e campanha.

Uma grande vantagem de comunicar e estar no TikTok com marcas é o pouco ruído publicitário, que distrai utilizadores e leva à saturação. Neste espaço, os utilizadores não são constantemente bombardeados com notícias de angústia ou que provoquem revolta. É um espaço de lazer que se pode tornar na sua próxima oportunidade de marketing.

Até podemos estar aqui enquanto marca… mas como ativar através do TikTok?


Criação de conteúdo digital atual, viral e genuíno. É isto que as pessoas procuram, e é desta forma que é possível ativar através do TikTok. O consumo digital aumentou exponencialmente em 2020, e não podemos deixar de olhar para o futuro com o sentido de crescimento que lhe é garantido. E nesta rede social, que priveligia a criatividade e espontaneidade, o que não faltam são criadores de conteúdos para dar vida à vida de cada marca.

Depois de criar conta, crie conteúdo próprio através de vídeos de equipa, demonstração de produtos/serviços, curiosidades sobre a empresa, processos de fabrico… crie hashtags personalizadas para que mais utilizadores possam partilhar e impulsionar as suas campanhas… participe em trends do momento no TikTok e dinamize a sua conta… Lance desafios aos utilizadores, para que a sua marca se torne viral! E agora, o TikTok já permite criar anúncios segmentados que podem aparecer no feed dos utilizadores, no decorrer da sua pesquisa por vídeos.

O TikTok é um mindset. Para aqui estar é preciso falar a mesma linguagem. Ouse marcar a sua presença!

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