No início do ano de 2022, entre 5 e 8 de Janeiro, realizou-se o evento conhecido por CES (Consumer Electronics Show) em Las Vegas, EUA. A primeira edição da CES foi em Junho de 1967, em Nova York, que reuniu 200 exibidores e 17 mil visitantes. No entanto, a maioria do público é composto pela imprensa e parceiros comerciais. As empresas que marcaram presença na primeira edição trouxeram novidades importantes para a história da tecnologia e inovação. Desde então, a cada ano que passa, as tecnologias por parte das empresas têm vindo a ser mais inovadora num mundo cada vez mais digital.

A edição deste ano contou com inúmeras inovações e tecnologias que chamaram a atenção do público global. Foram mais de 2 mil expositores em Las Vegas e muitas tecnologias que moldam o futuro da experiência e consumo dos mercados.

Conheça o nosso top 5 de entre as muitas novidades que foram apresentadas no CES 2022!

1| Lili Lamp

A luminária Lili, portátil e personalizável através de um aplicativo dedicado, auxilia o usuário a decifrar o texto de maneira mais fácil. Permite uma tecnologia que ajuda pessoas disléxicas de todas as idades a terem acesso a uma leitura mais fluida e agradável enquanto que reduz o cansaço durante uma sessão de leitura prolongada.

2 | Robô humanoide

Apresentado pela empresa britânica Engineered Arts, especializada em máquinas humanoides, uma das atrações do evento foi o robô humanoide — conhecido por Ameca .Este destacou-se pelas expressões e interações com o público. Segundo Will Jackson, CEO da Engineered Arts, “A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas. É por isso que construímos estes robôs expressivos”, O projeto desenvolvido demorou cerca de 15 anos de investigação, sendo que foram investidos mais de 100 mil libras, equivalente a 119 mil euros. É de salientar que o robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

3 | Carro que muda de cor

Outra tecnologia que chamou a atenção do público, apresentada pela BMW, foi o modelo BMW iX Flow com tinta eletrônica que muda de cor. Esta tecnologia é surpreendente e vai permitir que os donos do carro possam mudar a cor do carro apenas com um toque num botão. O modelo muda de branco para preto e vice-versa, de forma rápida e dinâmica, com diferentes padrões — equivalente a uma animação. Para Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Group Design, “o BMW iX Flow é um projeto avançado de pesquisa e design e um grande exemplo da visão de futuro pela qual a BMW é conhecida”. Sem certezas de quando chegará à linha de produção, a BMW coloca como possibilidade que esta solução se introduza tanto ao nível da personalização do veículo como de funcionalidades.

4 | Vision Omnipod

A maioria das inovações indicavam uma visão otimista para o futuro, no entanto algumas das invenções expostas na CES modificam o futuro. É o caso da inovação Vision Omnipod, representada pela LG, um conceito de mobilidade futura que integra um frigorífico, uma cadeira que inclina e vira uma cama, uma televisão para assistir filmes ou aceder jogos e outros espaços virtuais. Com uma visão de como poderá funcionar enquanto home office, um local de entretenimento ou lounge. Além disso, conta com a presença de um assistente de inteligência artificial que poderá pedir comida ou ajudar a fazer exercício físico.

5 | Metaverso

O “metaverso”, uma das principais tecnologias do CES, conhecido por ser uma mistura de um universo paralelo entre a realidade humana, a aumentada e a virtual. A startup japonesa, apresentou o Haritora X — equipamento de captura de movimento para o metaverso. Durante o evento, a demonstração foi feita com um jogador, vestido de sensores e outros equipamentos, que se mexia no mundo real e o seu boneco virtual simulava os movimentos captados. Uma das novidades apresentadas, foi o casaco vestido pelo jogador, capaz de fazer o usuário sentir “um tiro, o vento, alguém agarrado ao seu braço e até um abraço“.

O metaverso a tornar-se, portanto cada vez mais realidade…

Estes são apenas 5 dos exemplos, de entre muitos da CES2022, de novas tecnologias e das suas aplicações que estão a mudar o futuro … e o marketing de amanhã.

#technology #CES2022 #innovation #marketing #digitalmarketing #metaverse #businessinsights #thinkoutsidetehbox #happypeople #happytalents #happybrands #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 8

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?