Quando se fala em marketing através de redes sociais, quase por instinto pensamos nas redes mais populares, como o Facebook ou o Instagram. Mas, embora tenham dominado parte da presença das marcas e mesmo da maioria dos utilizadores de redes sociais, a verdade é que as marcas começam também a olhar para plataformas alternativas. O Tumblr é um dos canais de comunicação de marketing que tem vindo a crescer lentamente ao longo dos últimos anos.

Em tempos, atingiu os 738 milhões de utilizadores únicos, mas o desenvolvimento de novas aplicações fez dispersar os utilizadores. Agora está de volta! É um caminho alternativo que começa novamente a surgir para as marcas. É mais um local onde as marcas podem contar histórias e criar conexões com os seus consumidores. Mas a diferença está na personalização desta plataforma microblogging.

E como utilizar o Tumblr para o marketing? Como torná-lo numa ferramenta de marketing de conteúdo?

 

O que é o Tumblr?

Foi fundada em 2007 e funciona quase como uma mistura de rede social e blog. A rede social Tumblr é uma plataforma com conceito de blogging, onde cada utilizador tem a sua própria página e aqui pode partilhar links, vídeos, imagens, músicas, textos e Gifs. Cada página tem um design único, ao gosto pessoal de cada membro utilizador. É possível escolher templates, cores, estruturas de página… para que a personalização continue a ser o maior foco e ponto diferencial entre esta ou outras redes sociais.

E não só funciona pelas partilhas, mas pelos gostos ou comentários a que já estamos habituados noutras redes sociais. É um espaço que tem vindo a crescer nos últimos anos não só como entretenimento, mas também como espaço de comunicação de marketing para as marcas.

Marketing no Tumblr | Como fazer valer a pena?

Criar uma presença de marca no Tumblr faz sentido se tiver alguns pontos em consideração, porque para estar nesta rede social tem de ter em mente que o conteúdo é rei, e principalmente, categorias de comunicação criativas e através do humor são a tendência predominante.

E claro, marketing nas redes sociais exige planeamento e estratégia para o que queremos comunicar e como nos queremos posicionar. As dúvidas mais comuns são: “por onde começar um plano de marketing no Tumblr?” ou “Que tipo de conteúdo devo publicar para beneficiar a minha marca?”. Mas esta presença pode ser simples e eficaz:

1. Definir o público-alvo no Tumblr e objetivos:

Como acontece noutras redes sociais, defina a sua persona. O perfil ideal do público que pretende alcançar, ou os vários tipos de público a que quer chegar. É importante definir igualmente qual o objetivo da sua marca para estar presente num novo espaço de marketing. Como gerar novas leads qualificadas, criar brand awareness ou simplesmente criar mais um canal de apoio ao consumidor.

Depois desta primeira fase, conseguimos analisar que tipo de conteúdo é mais adequado ao público, com que frequência e quando deve publicar, e otimizar a qualidade da presença da sua marca no Tumblr.

2. Otimização da conta comercial no Tumblr:

É tempo de personalizar a página, com cores próprias e templates apelativas. Mas também definindo o perfil através de título, descrição, tipo de letra, imagem de cabeçalho, e páginas adicionais ao blog. O Tumblr permite ter mais do que uma página associada à mesma marca, onde pode partilhar conteúdo exclusivo ou apenas sobre determinado assunto. É uma dica prática para os marketers que procuram proporcionar facilidade de navegação para os utilizadores e não deixar que percam nenhum conteúdo no meio de tanta informação.

3. Marketing de conteúdo:

O ideal para o conteúdo no Tumblr é priorizar sempre o estilo visual. Tornar cada publicação o mais atraente possível visualmente. A rede social dá ênfase a informação direta, apelativa visualmente e mensagens curtas.

Tumblr | As oportunidades de marketing

Para além de marketing orgânico, onde o alcance resulta simplesmente do conteúdo que partilha, o Tumblr oferece aos perfis de marcas várias oportunidades para conteúdos patrocinados:

Posts patrocinados: Neste caso, os posts funcionam dentro dos parâmetros normais do Tumblr. São anúncios visíveis que os utilizadores podem igualmente gostar, partilhar ou comentar. A diferença é que surge no perfil mesmo de quem não segue a marca, mas que faz parte do segmento alvo definido para o anúncio. Podem ser dirigidos para grupos etários, sexo ou interesses.

– Vídeos patrocinados: o conteúdo de anúncio em vídeo é reproduzido automaticamente no painel do utilizador. O comportamento é semelhante aos posts patrocinados, mas aqui é possível ver estatísticas sobre o vídeo (visualizações e engagement).

– Dia patrocinado: É uma ferramenta exclusiva ao Tumblr. Neste tipo de campanha, a rede social permite colocar o logótipo e nome da sua marca no topo dos painéis dos utilizadores durante 24 horas. É uma excelente forma de dar visibilidade em modo flash à sua marca.

O Tumblr tem vindo a renascer para as marcas. É um espaço para dar ênfase à sua estratégia de marketing de conteúdo, pela prioridade que dá à qualidade. Revitalize comunidades!

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