Quando se fala em marketing através de redes sociais, quase por instinto pensamos nas redes mais populares, como o Facebook ou o Instagram. Mas, embora tenham dominado parte da presença das marcas e mesmo da maioria dos utilizadores de redes sociais, a verdade é que as marcas começam também a olhar para plataformas alternativas. O Tumblr é um dos canais de comunicação de marketing que tem vindo a crescer lentamente ao longo dos últimos anos.
Em tempos, atingiu os 738 milhões de utilizadores únicos, mas o desenvolvimento de novas aplicações fez dispersar os utilizadores. Agora está de volta! É um caminho alternativo que começa novamente a surgir para as marcas. É mais um local onde as marcas podem contar histórias e criar conexões com os seus consumidores. Mas a diferença está na personalização desta plataforma microblogging.
E como utilizar o Tumblr para o marketing? Como torná-lo numa ferramenta de marketing de conteúdo?
O que é o Tumblr?
Foi fundada em 2007 e funciona quase como uma mistura de rede social e blog. A rede social Tumblr é uma plataforma com conceito de blogging, onde cada utilizador tem a sua própria página e aqui pode partilhar links, vídeos, imagens, músicas, textos e Gifs. Cada página tem um design único, ao gosto pessoal de cada membro utilizador. É possível escolher templates, cores, estruturas de página… para que a personalização continue a ser o maior foco e ponto diferencial entre esta ou outras redes sociais.
E não só funciona pelas partilhas, mas pelos gostos ou comentários a que já estamos habituados noutras redes sociais. É um espaço que tem vindo a crescer nos últimos anos não só como entretenimento, mas também como