Hoje em dia, no YouTube o tempo é de streaming e live streaming. Onde tudo acontece em direto, sem cortes nem pausas.
O vídeo tem ganho importância a grande escala e é o formato que gera mais engagement entre consumidores e marcas. Mas o YouTube foi também uma das plataformas que mais rapidamente se adaptou à tendência dos eventos não presenciais, tornando-se palco dos eventos ao vivo. Hoje, falamos de 3 atualizações que levam esta plataforma ainda mais longe.
Streaming e Live streaming | Os palcos de 2020
No ano passado readaptámos rapidamente a novas formas de atuar, e o YouTube não foi exceção. A plataforma foi palco para muitos eventos em 2020, com os seus novos formatos de captação de audiências o streaming e o live streaming.
O streaming é qualquer conteúdo de imagem ou som transmitido por uma rede de internet para qualquer outro dispositivo, sem ser necessário downloads de conteúdo para assistir. Foi a tecnologia que deu um novo grande avanço ao YouTube pela transmissão de conteúdos de forma instantânea, valorizando a facilidade de acesso aos mesmos e a agilidade na entrega de conteúdos a todas as audiências.
O Live streaming surge como um ramo do streaming. É ainda mais rápido. Neste caso, a tecnologia para as transmissões ao vivo não necessita de carregamento inicial dos conteúdos, mas apenas clicar em iniciar a visualização e assistir a eventos, palestras, apresentações… ao vivo. São as chamadas Lives em tempo real, onde o público interage e sente-se envolvido pelas dinâmicas criadas nestes formatos.
Ao longo do último ano, as evoluções foram acontecendo pela exigência e adaptabilidade do mercado digital. Foi mais uma vez necessário reestruturar formas de impactar, captar e manter audiências envolvidas e interessadas. O YouTube inovou em funcionalidades de eventos ao vivo, que deram o boom certo para este palco de live streaming.
Eventos ao vivo no YouTube | Atualizações que levam a plataforma mais longe
O crescimento exponencial de canais criados no YouTube foi uma das razões pela qual a plataforma evoluiu para os formatos ao vivo. Acompanhou as tendências e desenvolveu o recurso de Live straming que permite divulgar ideias, produtos, hábitos e estilos de vida, ou qualquer outro conteúdo que traga valor acrescentado. Os eventos ao vivo foram sem dúvida o formato com mais impacto pela interatividade entre transmissor e audiências, e pelo entretenimento conseguido em tempo real.
Mas o recurso dos eventos ao vivo no YouTube continua em forte expansão, e hoje trazemos-lhe 3 atualizações:
1. Pequenos excertos: A possibilidade de chegar a novos públicos. Esta nova funcionalidade permite a quem visualiza o evento com transmissão ao vivo, selecionar os melhores momentos para partilhar nas suas redes. Entre 5 a 60 segundos, o utilizador escolhe o melhor do seu conteúdo e partilha noutras plataformas (com o formato de repetição do evento), conseguindo atrair novas audiências para o criador do conteúdo. Isto gera novo tráfego de forma orgânica.
2. Chats para melhorar a interatividade: O novo recurso do YouTube permite criar chats durante a transmissão ao vivo apenas para utilizadores inscritos. Criar conexões com a sua comunidade é agora um processo mais segmentado. A funcionalidade de chats para utilizadores inscritos vai ainda mais longe e permite escolher há quanto tempo as pessoas precisam de ter feito a inscrição para poder enviar mensagens no chat, seja por horas, dias, semanas, meses ou há quantos anos.
3. Sondagens em direto: O público atual procura envolvência e integração em tudo. Nos eventos ao vivo do YouTube é agora possível tornar a audiência participativa, com as sondagens durante a transmissão. Pode dar a possibilidade do público fazer escolhas sobre o próximo assunto/tema, por exemplo. Numa parte específica, pedir feedback sobre o evento se está ou não a corresponder às expetativas, para poder orientar cada evento ao vivo da forma mais adequada e próxima do público.
É tempo de ousar em novos formatos de conteúdo no YouTube! As oportunidades de marketing continuam a crescer diariamente. Não perca tempo e explore todas as novas funcionalidades do YouTube em Live streaming!
#youtube #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #wemakeithappy #marketshow