Hoje em dia, no YouTube o tempo é de streaming e live streaming. Onde tudo acontece em direto, sem cortes nem pausas.

O vídeo tem ganho importância a grande escala e é o formato que gera mais engagement entre consumidores e marcas. Mas o YouTube foi também uma das plataformas que mais rapidamente se adaptou à tendência dos eventos não presenciais, tornando-se palco dos eventos ao vivo. Hoje, falamos de 3 atualizações que levam esta plataforma ainda mais longe.

Streaming e Live streaming | Os palcos de 2020

No ano passado readaptámos rapidamente a novas formas de atuar, e o YouTube não foi exceção. A plataforma foi palco para muitos eventos em 2020, com os seus novos formatos de captação de audiências o streaming e o live streaming.

O streaming é qualquer conteúdo de imagem ou som transmitido por uma rede de internet para qualquer outro dispositivo, sem ser necessário downloads de conteúdo para assistir. Foi a tecnologia que deu um novo grande avanço ao YouTube pela transmissão de conteúdos de forma instantânea, valorizando a facilidade de acesso aos mesmos e a agilidade na entrega de conteúdos a todas as audiências.

O Live streaming surge como um ramo do streaming. É ainda mais rápido. Neste caso, a tecnologia para as transmissões ao vivo não necessita de carregamento inicial dos conteúdos, mas apenas clicar em iniciar a visualização e assistir a eventos, palestras, apresentações… ao vivo. São as chamadas Lives em tempo real, onde o público interage e sente-se envolvido pelas dinâmicas criadas nestes formatos.

Ao longo do último ano, as evoluções foram acontecendo pela exigência e adaptabilidade do mercado digital. Foi mais uma vez necessário reestruturar formas de impactar, captar e manter audiências envolvidas e interessadas. O YouTube inovou em funcionalidades de eventos ao vivo, que deram o boom certo para este palco de live streaming.

Eventos ao vivo no YouTube | Atualizações que levam a plataforma mais longe

O crescimento exponencial de canais criados no YouTube foi uma das razões pela qual a plataforma evoluiu para os formatos ao vivo. Acompanhou as tendências e desenvolveu o recurso de Live straming que permite divulgar ideias, produtos, hábitos e estilos de vida, ou qualquer outro conteúdo que traga valor acrescentado. Os eventos ao vivo foram sem dúvida o formato com mais impacto pela interatividade entre transmissor e audiências, e pelo entretenimento conseguido em tempo real.

Mas o recurso dos eventos ao vivo no YouTube continua em forte expansão, e hoje trazemos-lhe 3 atualizações:

1. Pequenos excertos: A possibilidade de chegar a novos públicos. Esta nova funcionalidade permite a quem visualiza o evento com transmissão ao vivo, selecionar os melhores momentos para partilhar nas suas redes. Entre 5 a 60 segundos, o utilizador escolhe o melhor do seu conteúdo e partilha noutras plataformas (com o formato de repetição do evento), conseguindo atrair novas audiências para o criador do conteúdo. Isto gera novo tráfego de forma orgânica.

2. Chats para melhorar a interatividade: O novo recurso do YouTube permite criar chats durante a transmissão ao vivo apenas para utilizadores inscritos. Criar conexões com a sua comunidade é agora um processo mais segmentado. A funcionalidade de chats para utilizadores inscritos vai ainda mais longe e permite escolher há quanto tempo as pessoas precisam de ter feito a inscrição para poder enviar mensagens no chat, seja por horas, dias, semanas, meses ou há quantos anos.

3. Sondagens em direto: O público atual procura envolvência e integração em tudo. Nos eventos ao vivo do YouTube é agora possível tornar a audiência participativa, com as sondagens durante a transmissão. Pode dar a possibilidade do público fazer escolhas sobre o próximo assunto/tema, por exemplo. Numa parte específica, pedir feedback sobre o evento se está ou não a corresponder às expetativas, para poder orientar cada evento ao vivo da forma mais adequada e próxima do público.

É tempo de ousar em novos formatos de conteúdo no YouTube! As oportunidades de marketing continuam a crescer diariamente. Não perca tempo e explore todas as novas funcionalidades do YouTube em Live streaming!

 

#youtube #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #wemakeithappy #marketshow

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?