O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Estamos numa altura em que cada vez mais consumidores privilegiam o vídeo como ferramentas de informação e comunicação. Na maioria das estratégias das marcas, o YouTube não é a rede social escolhida como primeira opção. No entanto, é uma ferramenta potente no sentido de aumentar a visibilidade de marca, melhorar o relacionamento com o público-alvo e gerar novas conversões de potenciais clientes.

A sua marca ainda não está presente no YouTube? Consiga melhores resultados desde já!

Porque o marketing através do YouTube deve ser uma opção na sua estratégia de marca?


O Youtube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Aparece na lista de preferências dos utilizadores, depois do Google, como forma de dar resposta às pesquisas feitas diariamente. O formato de vídeo é o escolhido pelos utilizadores que procuram uma interação mais real e atrativa, e sobretudo respostas diretas para a pesquisa que estão a fazer sem perderem tempo de leitura. Aliás, a maioria de nós, em alguma situação já pesquisou no Youtube para conseguir dicas de algum tema, ouvir opiniões diferentes, ou até perceber como algum eletrodoméstico funcionava.

Trabalhar com o YouTube, e inserir esta rede social numa estratégia de marketing, é potenciar o nível de engagement e aumentar a visibilidade da sua marca. Mais de 2 bilhões de utilizadores acedem a esta plataforma diariamente. Um número que tem tendência a continuar a crescer pelo influencer marketing que aqui começa a ser agregado. Efetivamente, na maioria das vezes, os influenciadores fazem do YouTube, o seu espaço de partilha. Sendo que a partir daqui é fácil levar a sua marca para outros espaços em expansão. E até mesmo, cruzar estratégias digitais entre influencer marketing e marketing no YouTube.

Numa primeira abordagem com o YouTube, quais as melhores estratégias?


1- Produzir conteúdo relevante

Como em qualquer rede social, o conteúdo de uma marca é a vida da mesma. Se o conteúdo falha, não há como não garantir o crescimento digital. Em primeiro lugar, e para planear os conteúdos para o canal de YouTube da sua marca, deve compreender os interesses da sua audiência, que tipo de conteúdo chama mais a atenção do público na sua área, o que é mais pesquisado neste espaço e definir cuidadosamente a persona que quer que seja impactada com a sua comunicação.

2- Conseguir envolver marca e público

É talvez das mais complexas de compreender no meio digital. Mas como é que, através de uma rede social, neste caso o YouTube, vamos conseguir “misturar” a marca com o público? Sem comunicar especificamente para cada pessoa?

O YouTube não deve funcionar como a biblioteca de vídeos da sua marca, que sejam partilhados e arrumados numa gaveta para não voltar a mexer. Em cada vídeo, deve deixar a vontade e a necessidade ao utilizador em voltar. Criar vídeos que respondam a dúvidas sobre a sua marca. Revelar transparência de quem está por detrás da marca, processos, o dia-a-dia. Questionar os próprios utilizadores sobre o próximo conteúdo que gostavam de ver. E, muito importante, responder a cada comentário dos utilizadores nos vídeos. Porque todos somos humanos (até uma marca) e gostamos de nos sentir acarinhados.

3- Divulgar o seu canal e vídeos por outras redes sociais

Nesta etapa, é importante aumentar o seu tráfego para o seu canal de YouTube. Tendo presença noutras redes sociais, é benéfico canalizar as visitas para o YouTube, através da partilha de links para acederem a determinado vídeo, do incentivo às visitas e subscritores para conteúdo ainda mais especial. Até mesmo através do email pode divulgar a nova presença da sua marca!

4- Otimização do YouTube

Nesta rede social é possível otimizar não só o canal como também cada vídeo partilhado. A estratégia de SEO faz com que esteja bem colocado nas páginas de resultados de pesquisa, seja no Google ou no YouTube. Otimizar é fazer corresponder as pesquisas dos utilizadores ao seu conteúdo, através maioritariamente das keywords utilizadas, seja em títulos de vídeos, descrições, hashtags, nome dos arquivos. Aumente a curiosidade do público e consequentemente os cliques nos seus vídeos.

Estes são os primeiros passos para construir a sua imagem de marca no YouTube. Torne-se diferente e prepare conteúdo exclusivo para o seu novo espaço e forma de comunicação. Crie comunidades, faça parcerias com influenciadores, crie anúncios segmentados e uma harmonia de comunicação em torno de todas as suas redes sociais. E no final, acompanhe os resultados diários. As oportunidades de marketing através do YouTube são em grande escala. Não perca tempo e explore esta sua nova rede social!

#youtube #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy

How interesting was this post?

Click on a smiley to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not interesting for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?