O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Estamos numa altura em que cada vez mais consumidores privilegiam o vídeo como ferramentas de informação e comunicação. Na maioria das estratégias das marcas, o YouTube não é a rede social escolhida como primeira opção. No entanto, é uma ferramenta potente no sentido de aumentar a visibilidade de marca, melhorar o relacionamento com o público-alvo e gerar novas conversões de potenciais clientes.
A sua marca ainda não está presente no YouTube? Consiga melhores resultados desde já!
Porque o marketing através do YouTube deve ser uma opção na sua estratégia de marca?
O Youtube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Aparece na lista de preferências dos utilizadores, depois do Google, como forma de dar resposta às pesquisas feitas diariamente. O formato de vídeo é o escolhido pelos utilizadores que procuram uma interação mais real e atrativa, e sobretudo respostas diretas para a pesquisa que estão a fazer sem perderem tempo de leitura. Aliás, a maioria de nós, em alguma situação já pesquisou no Youtube para conseguir dicas de algum tema, ouvir opiniões diferentes, ou até perceber como algum eletrodoméstico funcionava.
Trabalhar com o YouTube, e inserir esta rede social numa estratégia de marketing, é potenciar o nível de engagement e aumentar a visibilidade da sua marca. Mais de 2 bilhões de utilizadores acedem a esta plataforma diariamente. Um número que tem tendência a continuar a crescer pelo influencer marketing que aqui começa a ser agregado. Efetivamente, na maioria das vezes, os influenciadores fazem do YouTube, o seu espaço de partilha. Sendo que a partir daqui é fácil levar a sua marca para outros espaços em expansão. E até mesmo, cruzar estratégias digitais entre influencer marketing e marketing no YouTube.
Numa primeira abordagem com o YouTube, quais as melhores estratégias?
1- Produzir conteúdo relevante
Como em qualquer rede social, o conteúdo de uma marca é a vida da mesma. Se o conteúdo falha, não há como não garantir o crescimento digital. Em primeiro lugar, e para planear os conteúdos para o canal de YouTube da sua marca, deve compreender os interesses da sua audiência, que tipo de conteúdo chama mais a atenção do público na sua área, o que é mais pesquisado neste espaço e definir cuidadosamente a persona que quer que seja impactada com a sua comunicação.
2- Conseguir envolver marca e público
É talvez das mais complexas de compreender no meio digital. Mas como é que, através de uma rede social, neste caso o YouTube, vamos conseguir “misturar” a marca com o público? Sem comunicar especificamente para cada pessoa?
O YouTube não deve funcionar como a biblioteca de vídeos da sua marca, que sejam partilhados e arrumados numa gaveta para não voltar a mexer. Em cada vídeo, deve deixar a vontade e a necessidade ao utilizador em voltar. Criar vídeos que respondam a dúvidas sobre a sua marca. Revelar transparência de quem está por detrás da marca, processos, o dia-a-dia. Questionar os próprios utilizadores sobre o próximo conteúdo que gostavam de ver. E, muito importante, responder a cada comentário dos utilizadores nos vídeos. Porque todos somos humanos (até uma marca) e gostamos de nos sentir acarinhados.
3- Divulgar o seu canal e vídeos por outras redes sociais
Nesta etapa, é importante aumentar o seu tráfego para o seu canal de YouTube. Tendo presença noutras redes sociais, é benéfico canalizar as visitas para o YouTube, através da partilha de links para acederem a determinado vídeo, do incentivo às visitas e subscritores para conteúdo ainda mais especial. Até mesmo através do email pode divulgar a nova presença da sua marca!
4- Otimização do YouTube
Nesta rede social é possível otimizar não só o canal como também cada vídeo partilhado. A estratégia de SEO faz com que esteja bem colocado nas páginas de resultados de pesquisa, seja no Google ou no YouTube. Otimizar é fazer corresponder as pesquisas dos utilizadores ao seu conteúdo, através maioritariamente das keywords utilizadas, seja em títulos de vídeos, descrições, hashtags, nome dos arquivos. Aumente a curiosidade do público e consequentemente os cliques nos seus vídeos.
Estes são os primeiros passos para construir a sua imagem de marca no YouTube. Torne-se diferente e prepare conteúdo exclusivo para o seu novo espaço e forma de comunicação. Crie comunidades, faça parcerias com influenciadores, crie anúncios segmentados e uma harmonia de comunicação em torno de todas as suas redes sociais. E no final, acompanhe os resultados diários. As oportunidades de marketing através do YouTube são em grande escala. Não perca tempo e explore esta sua nova rede social!
#youtube #digitalmarketing #marketingtrends #brandactivation #contentmarketing #socialmedia #happybrands #marketing #happypeople #happytalents #marketshow #wemakeithappy